"É hora de um "progresso mais rápido e amplo" da participação feminina em todos os níveis da sociedade, aponta o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon. "Quando as mulheres são incluídas, as democracias prosperam. E quando as mulheres assumem seus papéis legítimos de liderança, toda a sociedade é beneficiada", avalia Ban, em mensagem lida pela Representante Especial para Violência Sexual em Conflitos, Margot Wallström, durante o Fórum sobre Mulheres e Democracia, na Lituânia.
Apesar de mais e mais mulheres estarem assumindo postos governamentais, menos de 10% dos países têm mulheres como Chefes de Estado ou de Governo e pouco menos de 30% atingiram a meta da ONU de ter 30% de mulheres nos parlamentos nacionais.
"Precisamos promover ações específicas para fechar esta lacuna de gênero. A experiência mostra que ideais democráticos de inclusão, responsabilidade e transparência só são alcançados com leis, políticas e medidas especiais sobre desigualdade." Para Ban, a participação feminina deveria ser apoida sempre, não apenas nas eleições.
"Nosso trabalho para garantir a igualdade de gênero deve começar com alimentação, saúde e educação iguais para meninas e meninos. Isso deve continuar ao longo da vida. E cobrir todas as esferas, do mundo dos negócios aos gabinetes de governo e ir além."
A ONU está trabalhando em diversas frentes para promover a participação das mulheres em atividades de construção da democracia, seja pela ONU Mulheres ou por meio de projetos individuais patrocinados pelo Fundo das Nações Unidas para a Democracia (UNDEF)."
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez
Nenhum comentário:
Postar um comentário