segunda-feira, 13 de junho de 2011

"Chesf domina licitação e deságio médio vai a 53%" (Fonte: Valor Econômico)

"O primeiro leilão de linhas de transmissão, realizado este ano, na sexta-feira, terminou mostrando deságio médio de 53,27% em relação ao teto da remuneração anual estipulada pelo governo para os empreendimentos.
Para André Pepitone, diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o deságio terá impacto positivo nas tarifas cobradas ao consumidor. "Pode-se inferir que esse valor vai contribuir significativamente para a redução da tarifa de energia ao consumidor final", disse Pepitone.
A Chesf, subsidiária da Eletrobras, foi a grande vencedora do leilão, com participação em todos os três lotes licitados. Em consórcio com a Cteep - o Extremoz -, a companhia levou o primeiro e principal lote da competição. São 299,5 quilômetros de extensão e três subestações no Rio Grande do Norte e na Paraíba. Arrebatou também, sozinha, o segundo e o terceiro lotes: linhas e subestações na Bahia, no Ceará e no Rio Grande do Norte.
José Ailton de Lima, diretor de engenharia e construção da Chesf, disse que o primeiro lote era estratégico para a empresa por estar em sua área de atuação. Segundo ele, a vitória de um concorrente prejudicaria a confiabilidade do sistema que a Chesf tem na região. A disputa junto com a Cteep segue uma diretriz da controladora, que determina parcerias para empreendimentos que exigem maior valor de investimento. A Aneel informou que os três lotes vão requerer investimentos de R$ 750 milhões.
Lima comentou que, a depender do licenciamento ambiental, a Chesf vai se esforçar para adiantar a operação das linhas, buscando antecipar receitas e permitir um casamento com o início do suprimento de usinas eólicas. A expectativa da Aneel é que as linhas de transmissão só entrem em operação em setembro de 2013.
A Aneel informou que o leilão da linha de transmissão da energia a ser gerada por Belo Monte, no rio Xingu (PA), provavelmente será realizado no primeiro semestre de 2012. O empreendimento está em fase de planejamento na Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A previsão é levá-lo ao governo até o fim do ano."

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário