terça-feira, 27 de outubro de 2015

Bancários aprovam proposta da Fenaban e encerram greve (Fonte: Rede Brasil Atual)

"São Paulo – Bancários do setor privado na base do sindicato da categoria em São Paulo, Osasco e Região aprovaram no início da noite de hoje (26), em assembleia, acordo com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que prevê 10% de reajuste salarial na data-base (1º de setembro) e aumento de 14% nos vales alimentação e refeição, além da 13ª cesta. Com isso, encerram a greve, que completou 21 dias. Assembleias estão sendo realizadas por todo o país e devem ratificar a aprovação. "Com esse índice, em 12 anos vamos acumular 20,83% de ganho real nos salários e 42,3% nos pisos", afirmou a presidenta do sindicato, Juvandia Moreira.
A proposta inicial dos bancos era de 5,5% de reajuste (ante 9,88% de inflação em 12 meses, com base no INPC-IBGE) e R$ 2.500 de abono. Depois de semanas sem  negociação, a entidade patronal ofereceu 7,5% sem abono, 8,75% e, finalmente, 10%. Essa última proposta foi apresentada na última sexta-feira (23), mas a discussão se estendeu para o sábado, por causa do item sobre desconto de dias parados. Também no fim de semana, foram mantidas negociações específicas com o Banco do Brasil e com a Caixa Econômica Federal.
De acordo com o sindicato, haverá anistia de 63% dos dias para quem faz jornada de seis horas e de 72% para quem cumpre oito horas diárias. A compensação será de no máximo uma hora por dia, entre 4 ou 5 de novembro e 15 de dezembro..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário