quarta-feira, 30 de outubro de 2013

BNDES avalia plano de reestruturação das distribuidoras da Eletrobras (Fonte: Jornal da Energia)

"O presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, informou nesta segunda-feira (28/10) que o BNDES está avaliando o plano de reestruturação das distribuidoras Eletrobras, juntamente com o Banco Santander, que apresentou uma versão preliminar para o Ministério de Minas e Energia (MME). “O BNDES é o maior investidor da Eletrobras depois do governo federal, então é natural que exista esse envolvimento”, afirmou Costa, acrescentando que o BNDES está realizando verificações complementares à análise do Santander, averiguando questões como a saúde financeira das distribuidoras e a capacidade de financiamento das empresas.
O presidente da Eletrobras enfatizou, porém, que ainda há uma pendência importante para que o plano seja finalizado. “Este assunto das distribuidoras está muito ligado à questão da renovação das concessões, então depende dessa resolução. Acredito que vamos ter uma sinalização até o final do ano sobre essa questão das concessões”, declarou o presidente da Eletrobras, que realizou a palestra de abertura do 8º EEMODS, a maior conferência internacional sobre eficiência energética de motores elétricos e sistemas motrizes.
Eficiência 
Em sua fala na abertura do 8º EEMODS, o presidente José da Costa Carvalho Neto reforçou a importância do evento, já que aproximadamente 25% do consumo elétrico no país está relacionado ao uso da força motriz na indústria. “Aproximadamente 41% do consumo elétrico no país vem do setor industrial e, deste percentual, aproximadamente 62% vem de motores e sistemas motrizes. Quer dizer, esse consumo representa aproximadamente 25% do consumo elétrico do país. Devemos cuidar para que essa energia seja utilizada de maneira racional e o fato de estarmos sediando um evento como este demonstra o quanto estamos voltados para o crescimento sustentável, juntamente com todos os países que estão participando hoje aqui”, declarou.
Até quarta-feira (30), o EEMODS reúne cerca de 250 pessoas especialistas, de vinte de dois países. O evento é realizado pela Eletrobras e pelo Cepel, com suporte técnico e científico da European Commission DG Joint Research Centre."

Nenhum comentário:

Postar um comentário