"BRASÍLIA O governo anunciará na próxima terça-feira, dia 11, a renovação das concessões do setor de energia elétrica que vencem em 2015, acompanhada de uma queda entre 10% e 12% nas tarifas cobradas de consumidores residenciais. Também haverá redução de encargos para a indústria, cuja tarifa poderá cair mais de 20%.
Ontem, os ministros Edison Lobão (Minas e Energia) e Guido Mantega (Fazenda) discutiram os últimos detalhes com a presidente Dilma Rousseff. O Tesouro deve arcar com a conta decorrente da extinção de encargos como a Reserva Geral de Reversão (RGR). Mas espera-se que o fim desses encargos estimule a produção, o que elevaria a arrecadação.
As tarifas cairiam mais se a União tivesse obtido dos estados uma redução do ICMS. Mas, às vésperas das eleições, o governo não vê clima político. Para conquistar os estados, o Planalto estuda oferecer a renegociação das dívidas.
A conta de energia pode cair 10% só com a renovação das concessões. Isso porque, nos contratos antigos, o investimento inicial já foi amortizado, e é preciso apenas bancar a manutenção do sistema. ( Danilo Fariello, Geralda Doca e Vivian Oswald )."
Extraído de http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/9/6/pacote-para-energia-sera-anunciado-no-dia-11-tarifa-pode-cair-ate-12
Nenhum comentário:
Postar um comentário