sexta-feira, 18 de maio de 2012

TRT-PR promove discussão sobre a importância dos autos trabalhistas para a história (Fonte: TRT9)

"O Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) promove, na próxima sexta-feira, 18, às 16h, a palestra “Processos judiciais trabalhistas e a pesquisa em História”, ministrada pelo professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Rinaldo José Varussa. A palestra faz parte da 10ª Semana de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O professor irá tratar da nova abordagem dos autos trabalhistas como fonte primária de pesquisa, cuja preservação e divulgação podem transformar termos jurídicos e decisões judiciais em memórias vivas.

Professor associado da UNIOESTE, atuando na graduação e no mestrado em História, Rinaldo Varussa é também professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia. Possui doutorado em História Social (PUC-SP), mestrado em História do Brasil (PUC-SP) e graduação em Filosofia(Universidade São Francisco). Atua na área de Teoria e Metodologia da História e História do Brasil, investigando principalmente temas ligados aos modos de vida dos trabalhadores no campo e na cidade, movimentos sociais e sindicalismo.

Na ocasião, o TRT-PR receberá 134 mil autos trabalhistas que tramitaram de 1936 a 1984, mas que estavam sob a guarda da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Os processos comporão o acervo histórico do TRT do Paraná. Além disso, haverá o lançamento e distribuição do boletim virtual do Centro de Memória, especialmente voltado à divulgação do acervo histórico. O Boletim terá publicação regular e será disponibilizado na internet, no link do Centro de Memória, na página do TRT-PR"
Extraído de http://www.trt9.jus.br/internet_base/noticia_crudman.do?evento=Editar&chPlc=2482280

Nenhum comentário:

Postar um comentário