"A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem a mudança na metodologia que define a cobrança diferenciada da tarifa de energia de acordo com o horário de consumo. Com a medida, o consumidor poderá ter o valor da conta reduzido se utilizar a energia fora do horário de pico, a chamada "tarifa branca".
A tarifa branca prevê três cobranças diferenciadas. Haverá uma tarifa mais cara para o consumo nas três horas do horário de ponta. Uma segunda tarifa a ser cobrada pelo uso da energia em horário intermediário - uma hora antes e uma hora depois do horário de ponta. E a última, a mais barata, a ser cobrada fora do horário de ponta e do intermediário.
O voto do relator do processo, o diretor Edvaldo Santana, informa que a aplicação efetiva da tarifa branca ocorrerá a partir de janeiro de 2014. Já em 2013 será realizado um "ano teste". A Aneel informou que o uso de tarifas diferenciadas por horário somente será possível a partir do uso de medidores eletrônicos, já utilizados por consumidores industriais.
Santana disse, em seu voto, que a definição dos horários de ponta deverá ser proposta pela distribuidora à Aneel, que analisará os critérios. O documento informa que a introdução do conceito de tarifa branca deve "possibilitar o gerenciamento do gasto de energia por parte do consumidor e otimizar o uso da rede de distribuição"."
Nenhum comentário:
Postar um comentário