"A meta de criar um robusto banco de projetos passou a constar do planejamento estratégico da Sanepar. Além de contar com o trabalho de seus técnicos, a companhia pretende lançar em breve uma chamada pública de “perspectiva de negócios”. A intenção, segundo o presidente da companhia, Fernando Ghighone, é atrair “pessoas que tenham grandes ideias ou grandes projetos no setor de saneamento”. “Estamos apostando na criatividade, na competência empresarial, na capacidade de nossos cientistas. Quem tiver uma ideia, que traga para a gente, vamos conversar”, diz.
Dessa chamada, segundo o executivo, podem surgir bons projetos para a área de destinação final de resíduos sólidos, para a qual a companhia está olhando com mais atenção. A Sanepar faz desde 2002 a coleta de lixo e a operação do aterro sanitário em Cianorte e, desde 2010, é a responsável pelo aterro de Apucarana. E criou neste ano uma gerência específica para essa atividade.
“Em um primeiro momento, ela vai cuidar da operação de aterros. Mas desde já tem o foco na busca de novas tecnologias. Precisamos acabar com a era de enterrar lixo. Vivemos a era da reciclagem, da compostagem, da transformação do lixo em energia elétrica, em fertilizante”, explica Ghignone. Como a Sanepar tem pouca experiência nessa área, está buscando conhecer as tecnologias disponíveis.
“Temos conversado com profissionais da Alemanha, da França, da Coreia do Sul. E nessa chamada pública que vamos lançar pode aparecer muita coisa interessante.” A gaúcha Corsan já publicou edital semelhante, mas com prazo limitado. A ideia da Sanepar, diz seu presidente, é que a chamada fique permanentemente aberta. (FJ)."
Nenhum comentário:
Postar um comentário