“A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), encontrou-se hoje (1º), em Genebra, na Suíça, com o diretor geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Juan Somavía. O encontro aconteceu na embaixada brasileira na cidade.
Eles conversaram, entre outros temas, sobre o recrudescimento das condições do Trabalho e dos Direitos Sociais no continente Europeu e nos EUA após a crise financeira que abalou o mundo em 2009.
Somavía saudou a atitude do Brasil neste período por ir ter ido na contramão do que preconizam os “manuais ortodoxos” de economia. “O Brasil fez justamente o inverso ao incentivar o consumo no mercado interno. Foi uma atitude bastante inovadora e que se mostrou acertada”, disse ele. Segundo Somavía, o País deve aproveitar o momento especial pelo qual está passando para associar o crescimento da economia ao avanço dos direitos civis para todos a população.
Para Somavía, a crise no mundo desenvolvido é a mesma que atingiu os países da América Latina entre os anos de 1980 e 1990. “As políticas neoliberalistas geram crescimento mas não reduzem as desigualdades”, disse ele. O diretor convidou Maria do Rosário para participar do congresso mundial contra o trabalho infantil, que deverá será realizado no Brasil, em 2013.
A ministra Maria do Rosário afirmou que o combate ao trabalho infantil é um dos grandes desafios do Brasil e que uma das causas deste problema e a falta de trabalho para os pais dessas crianças. “A OIT é fundamental na melhoria das condições do trabalho em todo o mundo”, declarou a ministra.
Conheça a OIT - Fundada em 1919 com o objetivo de promover a justiça social, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) é a única das Agências do Sistema das Nações Unidas que tem estrutura tripartite, na qual os representantes dos empregadores e dos trabalhadores têm os mesmos direitos que os do governo.”
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez
Nenhum comentário:
Postar um comentário