quarta-feira, 5 de outubro de 2016

BOULOS AO 247: "CABE AOS MOVIMENTOS SOCIAIS RECONSTRUIR A ESQUERDA" (Fonte: Brasil 247)

"O líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, disse que a derrota dos partidos tradicionais de esquerda nas eleições municipais coloca os movimentos sociais na posição de assumir o protagonismo político contra o avanço representado por partidos de centro-direita como o PSDB e o PMDB e suas agendas conservadoras. "Os movimentos sociais continuarão com suas pautas e demandas, que agregam o povo em torno das suas lutas. Mas em um momento de crise da esquerda como este, os movimentos sociais passam sim a ter este papel mais político de resistir a esta ofensiva política bruta conservadora", disse Boulos em entrevista ao Brasil 247.

Segundo ele, os movimentos sociais agora passam a ter a função de "unificar a parcela da população que ainda não conseguiu se organizar e reconstruir a esquerda", afirma. "A forma como isso se dará vem dos ataques do próprio governo Michel Temer neste sentido, como a PEC 241 [que limita os gastos do governo por 20 anos, com destaque para a área de saúde e educação], que significa rasgar a Constituição e desorganizar a rede de assistência e proteção social conquistada nos últimos anos".

Boulos também observa que com o final das eleições e a gradativa implantação do programa de governo Temer, que prevê uma série de medidas que implicarão na perda de uma série de conquistas sociais, previdenciárias e trabalhistas, a população deverá se unir contra o governo Michel Temer. "As pessoas que viram o golpe como algo meio distante, como uma briga entre político, agora devem se juntar. E os movimentos sociais deve exercer este papel", destaca.

Ele também destaca que os movimentos sociais já trabalham de forma unificada contra o que ele chama de "programas do golpe Michel Temer". "A Frente Povo Sem Medo e Brasil Popular já agregam a maior parte dos movimentos sociais que são contrários ao golpe a esta onda conservadora. Neste sentido, também compete aos movimentos sociais retomarem o trabalho de base, algo que a esquerda perdeu nos últimos anos", disse..."

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário