sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Lenovo/CCE é obrigada a reintegrar demitidos (Fonte: MPT-AM)

"Medida atende ao pedido liminar formulado pelo MPT em ação civil pública
Manaus – A Lenovo terá que reintegrar 49 trabalhadores demitidos irregularmente da antiga Cemaz Indústria Eletrônica da Amazônia (CCE). A medida é resultado de liminar concedida pela Justiça ao Ministério Público do Trabalho (MPT). O critério utilizado para as demissões teria sido discriminatório, prejudicando, principalmente, empregados com histórico de doenças ocupacionais e afastamentos para tratamento médico. As dispensas ocorreram pela suposta extinção da CCE, seguida da sua compra pelo grupo Lenovo, em janeiro de 2013. 
A decisão garante o retorno imediato dos funcionários aos seus postos originais de trabalho em qualquer uma das empresas da Lenovo, inclusive com os salários e vantagens do período de afastamento. Na ação, em andamento na 16ª Vara do Trabalho de Manaus, é pedida indenização de R$ 100 milhões por dano moral coletivo. 
A Justiça acatou o argumento do MPT de que houve uma sucessão de empregadores que constituíam grupos econômicos, pois as outras duas empresas do grupo CCE, a Digibrás e Digiboard, foram vendidas para a multinacional chinesa Lenovo, que por sua vez assumiu a exploração da marca CCE e passou a funcionar com a mesma estrutura física, aparelhamento e identidade de finalidade econômica das empresas anteriores, havendo continuidade nos serviços prestados..."

Integra em MPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário