"Em Bento Gonçalves, houve salto de 1,1 mil casos em 2010 para 2,2 mil em 2012. Dados foram divulgados no Fórum de Saúde e Segurança
Porto Alegre – Cresce a cada ano o número de acidentes e doenças do trabalho em Bento Gonçalves (RS). Dos 1.186 casos registrados em 2010, o índice aumentou para 1.977 casos em 2011 e saltou para 2.221 em 2012. A afirmação é da coordenadora da vigilância em saúde do trabalhador, Neice Müller Xavier Faria, que deu palestra para um público de 80 pessoas sobre o panorama da saúde do trabalhador.
Ocorrido na quarta-feira (4), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom BG), o evento integra a primeira ação do Fórum de Saúde e Segurança no Trabalho de Bento Gonçalves (FSST-BG). Com base no sistema municipal de informações de acidentes e doenças do trabalho, Neice Faria afirma que quase todos os casos são de acidentes típicos ou de trajeto.
O adoecimento dos trabalhadores se dá por três formas diferentes. A primeira delas é a “doença profissional”, que tem relação com condições de trabalho específicas. Mas há também a “doença relacionada ao trabalho”, cuja frequência, surgimento ou gravidade são modificados pelo trabalho. A terceira categoria é a de “doença comum ao conjunto da população”, que não tem relação de causa com o trabalho, mas condiciona a saúde dos trabalhadores.
Depois da palestra, foi composta uma mesa de debate com participação do procurador do Trabalho Ricardo Garcia, do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Caxias do Sul. “Bento Gonçalves é uma cidade industrializada e em desenvolvimento acelerado, com alto grau de acidentes de trabalho e adoecimentos, e o fórum tem papel importante para construir uma política de prevenção", afirmou.
O objetivo do fórum é avaliar, discutir e propor soluções para o problema dos acidentes do trabalho e das doenças ocupacionais, executando ações para reduzi-lo ou até eliminá-lo. Este foi o segundo fórum dessa natureza criado na região da Serra Gaúcha, com a mesma natureza tripartite. O primeiro é o de Caxias do Sul, criado em 19 de junho. O terceiro é o de Farroupilha, lançado em 30 de outubro."
Fonte: MPT-RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário