segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Usuário perde interesse em trocar de tele (Fonte: Valor Econômico)

"Alardeada como uma conquista do usuário de telefonia, por permitir que ele troque de operadora a qualquer momento e leve o seu número, a portabilidade numérica começa a perder a atratividade. Em 2012, pela primeira vez em cinco anos, desde que o serviço começou a ser oferecido, o total de consumidores que decidiu trocar de prestadora e levar o seu número fixo ou celular caiu. Na telefonia fixa, o recuo foi de 5% e, no serviço móvel, foi verificada uma queda de 16%, segundo dados da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), entidade que administra a portabilidade numérica no país.
Para especialistas ouvidos pelo Valor, pelo menos três fatores explicam esse comportamento. Em primeiro lugar, estão as ligações gratuitas ou a preços reduzidos para quem pertence à mesma operadora, o que desestimula um integrante da família ou do grupo de amigos a mudar. Outro motivo está na explosão da venda de celulares com mais de um chip: quem quer aproveitar ofertas da concorrência compra um número pré-pago extra e usa o mesmo aparelho com os dois chips. Há ainda quem diz acreditar que os brasileiros não são tão apegados ao próprio número: por isso a portabilidade de celular, por exemplo, nunca passou de 1,5% da base total.
Em tese, um recuo na portabilidade significaria um número maior de usuários satisfeitos, sem motivo para trocar de operadora. Não é o que mostra, porém, a quantidade crescente de reclamações de consumidores de telefonia em todo o país. No Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que reúne 236 Procons em nível nacional, a telefonia móvel passou da segunda posição no ranking dos setores mais demandados em 2011 (com 8% dos atendimentos) para o primeiro lugar, com 9,2% em 2012..."


Íntegra disponível em: http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/2/4/usuario-perde-interesse-em-trocar-de-tele

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