"Curitiba, 27 de agosto de 2012 - Foi aberta ao público, na tarde desta segunda-feira (27), a exposição “Trabalhadores da Construção Civil e a Justiça do Trabalho”. A mostra, exibida no Centro de Memória da Justiça do Trabalho do Paraná (Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528, Curitiba-PR), recebe visitações de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h.
Na cerimônia de abertura, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão citou a música “Construção”, de Chico Buarque, como exemplo da representatividade e presença desse setor na sociedade brasileira. “Esses trabalhadores protagonizam um dos mais importantes segmentos da economia, que é o cerne do processo de industrialização de todo o Brasil e um campo decisivo para solucionar problemas do nosso país como o déficit habitacional e de transporte”, disse.
A desembargadora também citou dados que comprovam a importância da construção civil no Brasil: “responsável por 5,8% de toda produção econômica nacional, a construção civil emprega 2,6 milhões de trabalhadores, que recebem R$ 42 bilhões ao ano com salários, cifra que chega a R$ 64 bilhões ao considerar todo tipo de pagamento feito aos trabalhadores”, informou.
A cerimônia ainda marcou o lançamento do Segundo Boletim Memória Viva, editado pelo Centro de Memória, e disponível na página do TRT-PR. (Para acessá-lo, clique AQUI).
A exposição - A mostra é composta por diversas ferramentas e objetos utilizados pelos trabalhadores da construção civil, além de fotos da construção do prédio do Tribunal Superior do Trabalho (TST), da reforma do prédio-sede do TRT-PR e de obras anônimas da cidade de Curitiba e região metropolitana.
A exposição também traz documentos importantes que integram o acervo do Tribunal, como autos de processos trabalhistas e convenções coletivas do século passado. Estão disponíveis aos visitantes materiais desde antes da Consolidação das Leis do Trabalho (promulgada em 1943) até as décadas de 1950, 60 e 70."
Nenhum comentário:
Postar um comentário