sexta-feira, 25 de maio de 2012

Desemprego e salários recuam em abril, especialmente em postos qualificados (Fonte: Correio Braziliense)

"A taxa de desemprego atingiu, em abril, o menor patamar para o mês desde o início da série histórica da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde março de 2002. Tradicionalmente, o primeiro trimestre apresenta níveis altos de ocupação, por conta das contratações temporárias que começam em dezembro do ano anterior, com o Natal. Desta vez, no entanto, os bons ventos para os trabalhadores foram bem além do carnaval. A desocupação ficou em 6% em abril, após um resultado de 6,2% no mês anterior. E especialistas advertem: às empresas não é aconselhável demitir no momento. Com a escassez de profissionais qualificados, dispensar um empregado já treinado e contratar outro à frente vai sair mais caro do que fazer o que os analistas apelidaram de “poupança de mão de obra”.

“Demitir é mais oneroso para as empresas, porque a tendência é que continue havendo uma pressão nos custos provocada pela falta de mão de obra”, afirmou o pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) Rodrigo Leão de Moura. “Por isso, elas estão fazendo uma espécie de poupança de mão de obra, ou seja, retendo trabalhadores até que fique mais claro o cenário econômico”, explicou. Moura aconselha os empresários a aguardar o curso da crise internacional e os impactos da queda na taxa de juros para tomarem qualquer decisão."
Extraído de http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica-brasil-economia/33,65,33,3/2012/05/25/internas_economia,304154/desemprego-e-salarios-recuam-em-abril-especialmente-em-postos-qualificados.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário