"Os gestores regionais do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho em Minas Gerais, desembargador do TRT Emerson Lage e juiz Eduardo Pereira Ferri, titular da 8ª VT de BH, participaram na tarde dessa quinta-feira, dia 15 de setembro, de uma entrevista na TV TRT-MG. Na ocasião, os magistrados ressaltaram a importância da conscientização de trabalhadores e empregadores para a prevenção e redução do número de acidentes de trabalho.
Segundo o desembargador Emerson Lage, "não cabe à justiça atuar somente para indenizar as pessoas que sofrem acidentes", lembrando que 48 bilhões de reais são gastos todo ano só com benefícios previdenciários por causa desse tipo de acidente.
O programa de prevenção é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com a Advocacia-Geral da União e dos Ministérios da Saúde, da Previdência Social e do Trabalho e Emprego, e tem como objetivo principal a formulação e execução de programas e ações nacionais voltadas à prevenção de acidentes de trabalho e também ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.
Durante a entrevista o juiz Eduardo Pereira Ferri também destacou que é importante uniformizar e buscar dados mais corretos sobre os acidentes de trabalho no Brasil. "Nós precisamos de dados reais, já que os últimos são de 2009. E para isso o programa é fundamental. A prevenção deve ser regionalizada para cuidar da peculiaridade de cada estado, de cada cidade", completou.
Dados do INSS, de 2009, registram 723 mil acidentes, sendo 2,5 mil deles com mortes, quase sete por dia. Além da perda de vidas, os acidentes e doenças do trabalho causam grande impacto nas despesas públicas. Assista à entrevista completa na TV TRT-MG."
Nenhum comentário:
Postar um comentário