quarta-feira, 18 de maio de 2011

“Ibama prepara parecer sobre Belo Monte” (Fonte: O Globo)


“Autor(es): agência o globo: Vivian Oswald

Documento pode atestar cumprimento de 40 exigências e abrir caminho de licença

BRASÍLIA. Sem um prazo definido para conceder a licença de construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, o Ibama deverá concluir nos próximos dias um parecer que poderá atestar o cumprimento das 40 condicionantes exigidas para o início das obras. O documento seria resultado de uma vistoria feita entre os dias 2 e 14 deste mês por uma equipe de 24 funcionários. Mas o presidente do órgão, Curt Trennepohl, não descarta a possibilidade de outra avaliação técnica caso não se satisfaça com os dados apurados ou se a Funai, preocupada com os índios da região, fizer novas exigências.

- O prazo não depende de mim. Trata-se de uma questão técnica. Podem surgir novas condicionantes - disse ontem o presidente do Ibama, durante um seminário sobre Belo Monte organizado pelo governo e pelo consórcio Norte Energia.


A falta de previsão já preocupa o consórcio e levanta a possibilidade de novos atrasos naquele que é um dos maiores projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O Norte Energia admite estar reavaliando seu cronograma e diz que poderá mobilizar mais trabalhadores do que o previsto.

Embora o consórcio já tenha recebido do Ibama, em janeiro deste ano, uma licença para a instalação de canteiros de obras, o excesso de chuvas no Pará prejudica os trabalhos. Poucos acessos ao local escolhido para abrigar a usina foram abertos.

- Estamos reavaliando o projeto. Vamos ter de levar mais gente para a obra. Temos, agora, a previsão de fazer um canteiro provisório por quatro meses, para erguer também os alojamentos. Não deu para fazer o canteiro pioneiro como queríamos - disse o diretor de Construção e Engenharia da Norte Energia, Luiz Rufato.


Trennepohl frisou que a concessão da licença de instalação de canteiros não fará com que as obras fiquem livres do risco de suspensão se as exigências não forem cumpridas.”


Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/AdvocaciaGarcez

Cadastre-se para receber a newsletter da Advocacia Garcez em nosso site: http://www.advocaciagarcez.adv.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário