"A ANEEL conclui hoje (3/2) a fase de apresentações técnicas relativas à primeira chamada de Projeto Prioritário de Eficiência Energética, cujo tema é “Ações de Comunicação e Marketing para Melhoria da Eficiência Energética no Uso Final de Energia Elétrica”. Oito proponentes, representando 27 concessionárias de distribuição de energia elétrica, exibem seus projetos a uma comissão formada por servidores da ANEEL e convidados do Ministério de Minas e Energia, do Inmetro e do Procel/Eletrobras. As propostas têm, no total, valor de R$ 155 milhões.
A chamada tem como objetivo estimular campanhas para mudar o comportamento do consumidor de energia elétrica e promover a redução significativa do consumo. As propostas devem conter uma ação para substituição de aparelhos obsoletos e ineficientes por outros de menor consumo e maior eficiência, aliada a ações de comunicação para a conscientização e economia de energia.
O Programa de Eficiência Energética das Empresas de Distribuição – PEE representa a maior fonte de recursos disponível para eficiência energética no país, com cerca de R$ 420 milhões por ano, além de ter grande capilaridade, pois é executado por 101 empresas (63 concessionárias e 38 permissionárias) em todo território nacional. Por obrigação contratual e legal, elas aplicam anualmente o montante de, no mínimo, 0,5% de sua receita operacional líquida em ações que tenham por objetivo o combate ao desperdício de energia elétrica..."
Íntegra ANEEL
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