quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

#FST2012: oficina fala sobre sindicalismo em articulação com movimentos sociais (Fonte: @SITRAEMG)

"Uma das oficinas oferecidas no prédio da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS dentro da programação do FST 2012 foi sobre "Articulação entre sindicatos e movimentos sociais para a produção de micro-macro mudanças sociais". O ministrante, Marcelo Schmidt, é secretário geral do Sindicato Nacional dos Aeroviários e, durante sua exposição, frisou várias vezes a importância dos sindicatos se articularem com movimentos sociais no intuito de trocar experiências e conseguir apoio em suas mobilizações.


"A articulação entre sindicatos e movimentos sociais é importante para ocupar espaços e trazer visibilidade para as causas", disse Schmidt, acrescentando que convencer a população dos motivos de sua luta é fundamental para conseguir pressionar por mudanças: "se a comunidade reconhece a sua causa como justa, ela luta contigo", explicou. A realização de fóruns locais reunindo participantes destas duas esferas – sindical e social – pode alavancar ações que gerem mudanças num nível até mesmo global. No entanto, esses fóruns devem ter um caráter permanente, alcançado, segundo Marcelo, pelo registro das atividades e perpetuação das discussões – o que pode ser feito na internet, por meio de blogs ou sites.

A atividade contou com a participação de cerca de 25 pessoas, entre militantes do movimento estudantil, ambiental, dos sem-teto e de sindicalistas de diversas categorias, que, ao final da oficina, debateram sobre o movimento sindical atual, suas necessidades e como ele interage com outros setores e partidos políticos.

O Fórum Social Temático 2012 continua, em Posto Alegre, até domingo, 29 de janeiro, com mais de 200 atividades por dia. A programação completa e atualizada pode ser encontrada em www.fstematico2012.org.br."

Extraido de http://www.sitraemg.org.br/forum-social-tematico-2012-oficina-fala-sobre-sindicalismo-em-articulacao-com-movimentos-sociais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário