sexta-feira, 1 de novembro de 2013

José Jurhosa toma posse como diretor da Aneel (Fonte: Jornal da Energia)

"Nesta quarta-feira (30/10), o mais novo diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), José Jurhosa Júnior, tomou posse em cerimônia realizada na sede da agência reguladora em Brasília. O evento contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; do secretário executivo do MME, Márcio Zimmermann; do secretário de Energia Elétrica, Ildo Grudtner; do secretário de Planejamento Energético, Altino Ventura; dos diretores da agência reguladora, Romeu Rufino, André Pepitone e Edivaldo Santana; além de autoridades e agentes do setor.
Durante seu discurso, Jurhosa agradeceu a indicação e ressaltou o desafio pela independência da Aneel. “A autonomia é uma busca constante, das agências reguladoras de um modo geral, mas por serem muito novas não está bem consolidado isso aí. Acho que o caminho está sendo bem traçado, bem delineado. É lógico que depende dos outros órgãos também”, afirmou em entrevista após a cerimônia.
José Jurhosa também destacou sobre a busca constante pela agilidade às respostas da agência para os agentes e a sociedade no geral, para que não sejam um entrave para o desenvolvimento do setor.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, parabenizou Jurhosa por ter sido aprovado por unanimidade de votos no Senado. “O senhor assume o cargo de diretor da Agência, depois de ter cumprido todas as etapas, da indicação à sabatina no senado, que, aliás, o senhor foi aprovado na comissão especial por unanimidade, o que vem a acrescentar mais uma carga de responsabilidade”, ressaltou. Lobão acrescentou ainda a necessidade e a responsabilidade das agências reguladoras devido à privatização, citando como exemplo outros países.
Já Romeu Rufino, diretor-geral da Aneel, falou sobre a busca da agência pelo interesse público e ressaltou que a definição de um novo diretor alivia para o colegiado, já que as reuniões estão acontecendo apenas com o quórum mínimo, desde a saída de Julião Coelho em Julho desse ano. “José Jurhosa será muito bem-vindo à diretoria. E hoje a tarde já tem um sorteio que o aguarda”, disse Rufino.
Na tarde dessa quarta será realizado o sorteio dos processos para os diretores, ao qual já será incluído o nome do novo diretor. Jurhosa participará da próxima reunião pública, inclusive com direito a voto, mas não deverá relatar nenhum processo. “Em princípio não devo relatar nada por enquanto até porque preciso escolher minha equipe ainda, a não ser que seja alguma coisa de urgência”, explicou José Jurhosa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário