segunda-feira, 5 de março de 2012

II Encontro de Assessores de Imprensa revela aspectos importantes da Comunicação Sindical no Brasil (Fonte: FENAFISCO)

"O II Encontro das Assessorias de Imprensa do Fisco Estadual e Distrital e I Workshop de Comunicação da FENAFISCO, evento promovido pela Federação nos dias 28 de fevereiro a 1º de março, em Brasília, conseguiu trazer à tona o atual panorama da Comunicação Sindical no país. As discussões mostraram que muito já se evoluiu, mas ainda são necessários alguns esforços para que as entidades sindicais tenham uma comunicação mais efetiva, dinâmica e profissionalizada.

Nos três dias do evento, jornalistas e diretores dos Sindicatos debateram temas relevantes para o aperfeiçoamento das assessorias das entidades. Além do diretor para Assuntos Técnicos e Comunicação da FENAFISCO, Guilherme Pedrinha, também participaram do evento o vice-presidente da entidade, João Marcos de Souza, e o diretor de Aposentados e Pensionistas, Marco Aurélio Garcia.

Alguns pontos se destacaram nessa discussão, dentre eles a importância das organizações cultivarem uma boa relação com a mídia sem, no entanto, esquecer que existem muitas outras formas de se comunicar com o público; o papel de destaque que as novas tecnologias detêm no momento atual vivenciado pela sociedade; e a importância da integração de todos os departamentos de comunicação dos Sindicatos filiados à FENAFISCO.

“Além da integração e interação de todos, a proposta do evento foi informar, trocar experiências e, pela disseminação dos conteúdos, buscar a aliança dos fatos com que lidamos com a imagem institucional. A comunicação sindical é uma das mais fortes ferramentas que temos a nosso favor. Portanto, buscar comunicar-se bem é fundamental para as entidades sindicais no exercício de seu principal papel: defender os interesses do setor. 

Esse é o objetivo maior do trabalho de comunicação desenvolvido pelas organizações sindicais junto ao seu setor e também junto à sociedade como um todo”, avaliou o diretor para Assuntos Técnicos e Comunicação da FENAFISCO.

Como resultado do encontro os assessores propuseram uma série de ações e diretrizes que deverão constar em um documento formal para exposição em reunião do Conselho Deliberativo da FENAFISCO. Além disso, em breve, uma rede online será formada para facilitar a comunicação entre esses profissionais e também para disseminação e compartilhamento de informações.

Jornalistas compartilham experiência da área sindical privada

Com o tema “Comunicação e Sindicalismo”, os jornalistas Val Gomes e Suzana Buzeli abriram a programação do encontro. Com mais de 20 anos de experiência na área de jornalismo sindical, principalmente em entidades representativas de categorias da área privada, Val e Suzana trocaram ideias e reflexões com os assessores do Fisco. A exposição dos jornalistas abordou aspectos históricos e práticos da Comunicação e do Sindicalismo. “A comunicação é a grande arma do sindicalismo. Por isso, precisamos saber nos comunicar bem”, enfatizou Val.

A importância do planejamento estratégico

“Precisamos ir além dos boletins e planejar estrategicamente nossa comunicação”. Essa afirmação é da professora e doutora em Comunicação, Elen Cristina Geraldes. Ela esteve no II Encontro de Assessores de Imprensa para falar sobre Políticas de Comunicação para assessores: Diretrizes do relacionamento com a mídia e com a sociedade. Segundo ela, além de planejar a comunicação, o assessor deve ter em mente que não basta apenas aparecer na mídia, é preciso trabalhar a imagem e a reputação da organização perante seus públicos.

Comunicação e a Arte da Guerra

No segundo dia do encontro, o diretor de Comunicação Social do Sindilegis (Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União), Márcio Hudson Figueiredo, fez uma análise do famoso livro de Sun Tzu, a Arte da Guerra. O dirigente sindical ponderou os ensinamentos militares do filosofo chinês ao falar de estratégias de comunicação de um sindicato. Para ele, conhecer os adversários e definir muito bem as estratégias são dois pontos essenciais nas ações de comunicação.

Palestra sobre novas tecnologias e oficina de media training é destaque no encontro

O jornalista de Brasília, Leonardo Ribbeiro, esteve em dois momentos com os participantes do encontro. Primeiro, ele proferiu uma palestra sobre as novas tecnologias como ferramentas de comunicação e, em um segundo momento, conduziu uma oficina de media training. Na palestra ele falou sobre o que é comunicação sindical em um mundo digital, convergência digital, quais os desafios a serem enfrentados e sobre redes sociais. Já na oficina, uma divertida dinâmica mostrou aos participantes quais os principais erros cometidos durante uma entrevista.

Paraíba e Pará relatam suas experiências

O Sindifisco-PA e a assessora de Comunicação do Sindifisco-PB, Elara Leite, por terem solicitado previamente espaço, puderam expor seus trabalhos no evento. Elara apresentou seu artigo científico intitulado “A importância da assessoria de comunicação para a formação de conceito nas organizações sindicais – Uma análise de assessorias do Fisco”, cujo foco de análise foi a assessoria de comunicação de nove sindicatos filiados à FENAFISCO. Já o diretor de Comunicação e Relações Intersindicais do Sindifisco-PA, Luiz Otávio Costa de Mores, e o assessor de Comunicação da entidade, Paulo Sérgio Bastos Silva, mostraram um pouco do trabalho do Sindicato na aprovação da Lei Orgânica do Fisco do Pará."

Extraído de: http://j.mp/wuodPg

Nenhum comentário:

Postar um comentário