sábado, 24 de agosto de 2013

Sintius denuncia Sabesp à OIT (Fonte: Sintius)

"O Sindicato dos Urbanitários (Sintius) e outras entidades de trabalhadores fizeram uma denúncia formal esta semana à Organização Internacional do Trabalho (OIT) pela demissão de 31 dirigentes e representantes sindicais da Sabesp em todo o Estado, sendo que três deles atuavam na Baixada Santista.
Além do Sintius, o documento está assinado pelos sindicatos dos Trabalhadores em Água e Meio Ambiente (Sintaema), Engenheiros (Seesp), Advogados (Sasp), assim como pela central sindical UGT (União Geral dos Trabalhadores), CNTI (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria) e Fenatema (Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia, Água e Meio Ambiente).
Os representantes dessas organizações fizeram na manhã desta sexta-feira, dia 23, um grande protesto na unidade Costa Carvalho, onde fica a diretoria da empresa, para protestar contra essa atitude arbitrária de dispensar representantes legítimos da categoria para enfraquecer a luta sindical.
O presidente do Sintius, Marquito Duarte, afirmou que as demissões são ilegais e que ferem o que está previsto na Constituição Federal, leis e convenções internacionais de proteção aos representantes de trabalhadores.
"Trata-se de uma clara retaliação à nossa luta em defesa dos interesses da categoria em busca dos direitos e melhores condições de trabalho e segurança. Nossas ações judiciais, denúncias, mobilizações e paralisações incomodam a direção da empresa".
Conforme o sindicalista, a Sabesp ignora os próprios documentos, como um ofício encaminhado ao Sintius, em julho do ano passado, que reconhece a estabilidade de dirigente sindical que, em junho deste ano, foi demitido.
Além disso, a companhia de saneamento mente ao registrar no Balanço Social que segue e incentiva as convenções da OIT  referentes à liberdade sindical e à representação interna dos trabalhadores.
"Ao tomar essa atitude, a empresa desrespeita o próprio Código de Ética, que determina atuar respeitando a legislação e buscando o diálogo constante com as entidades representantes dos empregados. Por esse motivo, não vamos nos calar até que as demissão sejam canceladas e que os nossos diretores e representantes sindicais retornem às atividades na Sabesp", ressaltou.

Fonte: Sandro Thadeu - Assessor de imprensa do Sintius - 22/08/2013"