terça-feira, 28 de agosto de 2012

Jornada contra la criminalización de la protesta social en el marco del 30 de agosto: Día Internacional de las víctimas de de (Fonte: Red Nacional de Organismos Civiles de Derechos Humanos)


"La jornada de actividades se llevará a cabo del 27 al 31 agosto y en ella manifestaremos nuestro rechazo a la política de criminalización de la protesta social que ha llevado a cabo el estado mexicano.
La actividad central consistirá en una marcha que se realizará el 30 de agosto Día Internacional del Detenido Desaparecido que partirá de la embajada de Colombia a las 11:00 hrs y que concluirá frente a la Secretaria de Relaciones Exteriores con un mitin y evento político cultural en la ciudad de México..."

Primeira Seção decidirá sobre reclamação contra cobrança de água por estimativa (Fonte: STJ)

"O ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), admitiu reclamação contra decisão de turma recursal que considerou que a cobrança de água pode ser realizada por estimativa, ou seja, por consumo médio. Para o ministro, a decisão contraria jurisprudência da Corte. 
Segundo a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) do Rio de Janeiro, a cobrança pelo fornecimento de água deve ser realizada pelo consumo efetivo, aferido pelo hidrômetro, e não como entendeu a Segunda Turma do Conselho Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Estado do Rio. 
Na reclamação, a Cedae se insurge contra acórdão da turma recursal que manteve decisão que a proibiu de cobrar valores superiores ao consumo de quarenta metros cúbicos. Para a companhia, essa posição contraria vários julgados do STJ, que reconheceram a impossibilidade de cobrança por média ou estimativa quando há hidrômetro instalado no imóvel. 
Por constatar que o caso apresenta uma aparente divergência com a jurisprudência do STJ, o ministro Benedito Gonçalves admitiu a reclamação, cujo mérito será julgado pela Primeira Seção. A reclamação será processada nos termos da Resolução 12/2009 do STJ."

Extraído de http://www.stj.jus.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=106783&utm_source=agencia&utm_medium=twitter&utm_campaign=Feed%3A+STJNoticias+%28STJNoticias%29

APP-Sindicato ameaça romper política do “cafezinho” com governo Beto Richa (Fonte: Blog do Esmael)


"Professores da rede pública estadual do Paraná sairão às ruas na próxima quinta-feira, dia 30 de agosto, em protesto contra promessas não cumpridas pelo governador Beto Richa (PSDB) com a categoria.
“Se o governo não resolver o reajuste dos professores e funcionários e o plano de carreira, nós vamos entrar em estado de greve”, afirmou Marlei Fernandes, presidenta da APP-Sindicato (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná), ameaçando abandonar a política do “cafezinho” que vem adotando com o governo tucano desde 2010..."



Professores da UFPR pedem em abaixo-assinado que seja votado o fim da greve (Fonte: Gazeta do Povo)

"A greve nas universidades federais completa 103 dias nesta terça-feira (28) e não tem data para terminar.
O jornalista Rogério Galindo publicou no blog Caixa Zero, nesta terça-feira (28), a notícia da existência de um abaixo-assinado on-line de professores da Universidade Federal do Paraná que pedem que seja votada a continuidade ou não da greve na próxima assembleia da categoria. Até às 11 horas desta terça, 49 professores tinham assinado o documento..."

Íntegra disponível em http://www.gazetadopovo.com.br/vida-universidade/conteudo.phtml?utm_source=twitter_capa&utm_medium=referral&id=1291313&tit=Professores-da-UFPR-pedem-em-abaixo-assinado-que-seja-votado-o-fim-da-greve

Cortejo "enterra" atual Código de Comunicação (Fonte: SP-Bancários)


"Durante ato, trabalhadores e movimentos sociais levantam bandeiras em defesa de um novo Marco Regulatório das Comunicações.
São Paulo – O cortejo simbólico que representou o “enterro” do atual Código Brasileiro de Telecomunicações marcou ato por meio do qual trabalhadores e movimentos sociais reivindicaram um novo marco regulatório para os meios de comunicação do Brasil. A manifestação foi realizada na tarde desta segunda-feira 27, em frente ao Teatro Municipal.
“Que desse enterro seja possível nascer algo novo. Um novo marco regulatório, pois a comunicação no país não pode ser privilégio de poucos, mas sim um direito de todos”, sintetizou João Brant, coordenador do coletivo Intervozes e um dos coordenadores do ato.O Código Brasileiro de Telecomunicações completa 50 anos em 2012 e, segundo Rosane Bertotti, secretária de Comunicação da CUT e coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), já nasceu atrasado e arcaico. Por isso a importância e a urgência da renovação da legislação. “Vivemos um novo tempo no país, um tempo de crescimento e de ampliação da democracia. Esse novo tempo não permite que os meios de comunicação, por exemplo, incitem a violência contra a mulher em sua programação”, ressaltou..."

Íntegra disponível em http://www.spbancarios.com.br/Noticias.aspx?id=2486

“Se trabalharmos só no horário comercial, não recebemos nada” (Fonte: Repórter Brasil)

Em assembleia inédita, latino-americanos relatam problemas e cobram autoridades, mas também reconhecem necessidade de maior auto-organização.
Por Guilherme Zocchio
São Paulo (SP) — Busca por melhores condições de trabalho, cobranças dirigidas ao poder público e necessidade de auto-organização. Esses foram os pontos principais que integrantes da comunidade de imigrantes latino-americanos destacaram, em assembleia realizada pela primeira vez no domingo passado (19), na feira Kantuta — que ocorre todos os finais de semana na praça de mesmo nome, na zona norte da capital paulista. Organizado pelo Centro de Apoio ao Migrante (Cami) e pelo Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), o encontro contou com a presença de cerca de 300 pessoas.
Os latino-americanos formam um dos contingentes mais significativos de imigrantes que escolheram a maior cidade do país para viver..."

Íntegra disponível em http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=2101

Terceirização: Governo Federal divulga comunicado sobre efeitos da nova Lei do aviso prévio nos contratos administrativos (Fonte: Comprasnet)

"27/08/2012 - APLICABILIDADE DA LEI Nº 12.506, DE 11 DE OUTUBRO DE 2011

COMUNICA
 
PARA: TODAS AS UNIDADES

ASSUNTO: ORIENTAÇÃO DESTA SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – SLTI, QUANTO A APLICABILIDADE DA LEI Nº 12.506, DE 11 DE OUTUBRO DE 2011, E SEUS REFLEXOS NA PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS AOS CONTRATOS ORA VIGENTES E AOS FUTUROS EDITAIS DE LICITAÇÕES.

COMUNICAMOS AOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL, QUE APÓS A EDIÇÃO DA LEI Nº 12.506, DE 11 DE OUTUBRO DE 2011, QUE DISPÕE SOBRE O AVISO PRÉVIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS, VERIFICOU-SE A NECESSIDADE DE SE CONSOLIDAR A INTERPRETAÇÃO A SER UTILIZADA NOS CONTRATOS VIGENTES E AOS FUTUROS EDITAIS DE LICITAÇÃO.

INTERPRETANDO O PARÁGRAFO ÚNICO EM CONJUNTO COM O CAPUT DO ART. 1º DA LEI Nº 12.506, DE 2011, DEPREENDE-SE QUE A RELAÇÃO EMPREGATÍCIA COM ATÉ 1 ANO DE SERVIÇO NA MESMA EMPRESA TERÁ, TÃO SOMENTE, 30 DIAS DE AVISO PRÉVIO. ASSIM, COMPLETANDO O PRIMEIRO ANO, É QUE PASSARÁ A CONTAGEM PROGRESSIVA DE 3 DIAS POR ANO DE SERVIÇO NA MESMA EMPRESA, ATÉ O MÁXIMO DE 60 DIAS, PERFAZENDO UM TOTAL DE 90 DIAS.  ASSIM, VISUALIZA-SE CLARAMENTE QUE A RELAÇÃO ESTABELECIDA ANTES DE 1 ANO DE CONTRATO NÃO TERÁ DIREITO A ESSE ACRÉSCIMO PROPORCIONAL DE 3 (TRÊS) DIAS.

CONSIDERANDO QUE A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CONTINUADOS SEGUE A REGRA DO ART. 57 DA LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993, OU SEJA, SUA VIGÊNCIA ESTÁ ADSTRITA AOS CRÉDITOS ORÇAMENTÁRIOS (12 MESES), CEDIÇO SE FAZ QUE O ART. 1º DA LEI EM COMENTO AFASTA A POSSIBILIDADE DE REPACTUAÇÃO QUANDO TRAZ EM SEU CORPO QUE O AVISO PRÉVIO SERÁ CONCEDIDO NA PROPORÇÃO DE 30 (TRINTA) DIAS AOS EMPREGADOS QUE CONTEM ATÉ 1 (UM) ANO DE SERVIÇO NA MESMA EMPRESA. DESSA FORMA, NÃO HÁ QUE SE FALAR EM DESEQUILÍBRIO CONTRATUAL.

POR CONSEGUINTE, O NOVEL DISPOSITIVO, AO CONSIDERAR NOVO PRAZO PARA CONCESSÃO DO AVISO PRÉVIO, O FEZ PARA CONTRATOS COM PRAZO SUPERIOR A 12 MESES, ASSIM, NÃO HÁ QUE SE FALAR EM REPACTUAÇÃO PARA OS CONTRATOS COM ESSA VIGÊNCIA, HAJA VISTA QUE OS CUSTOS REFERENTES AO AVISO PRÉVIO JÁ FORAM ESTIMADOS PARA ESSE LAPSO DE TEMPO.

COM RELAÇÃO À PRORROGAÇÃO CONTRATUAL, O INCISO XVII DO ART. 19 DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 2008, DETERMINA QUE NAS EVENTUAIS PRORROGAÇÕES OS CUSTOS NÃO RENOVÁVEIS JÁ PAGOS OU AMORTIZADOS NO PRIMEIRO ANO DA CONTRATAÇÃO DEVERÃO SER ELIMINADOS COMO CONDIÇÃO PARA RENOVAÇÃO, DESTE MODO, OS VALORES REFERENTES AO AVISO PRÉVIO JÁ ESTARIAM RESERVADOS NO PRIMEIRO ANO DE VIGÊNCIA CONTRATUAL, DE MODO QUE SERIAM EXCLUÍDOS A PARTIR DA PRIMEIRA PRORROGAÇÃO DO AJUSTE ORIGINAL.

ASSIM SENDO, COM A NOVA PREVISÃO LEGAL, HAVERÁ NECESSIDADE DE MODIFICAÇÃO NA METODOLOGIA ATÉ ENTÃO ADOTADA PARA PRORROGAÇÃO DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS COM ALOCAÇÃO DE MÃO DE OBRA. NESSE CASO, O VALOR PREVISTO A TÍTULO DE AVISO PRÉVIO DEVERÁ CONSIDERAR 3 (TRÊS) DIAS PARA CADA ANO DE PRORROGAÇÃO, ATÉ O LIMITE DE 12 (DOZE) DIAS, PERFAZENDO UM TOTAL DE 42 (QUARENTA E DOIS) DIAS, VISTO QUE O INCISO II DO ART. 57 DA LEI N° 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993, PERMITE QUE OS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTINUADOS SEJAM PRORROGADOS ATÉ UM LIMITE DE SESSENTA MESES, CASO OS PREÇOS E CONDIÇÕES SEJAM MAIS VANTAJOSOS PARA A ADMINISTRAÇÃO. DESSA FORMA, A METODOLOGIA REFLETIRÁ O PRAZO DE AVISO PRÉVIO QUE O EMPREGADO ACUMULA NO PRIMEIRO ANO E NOS SEGUINTES DO CONTRATO.

BRASÍLIA-DF, 15 DE AGOSTO DE 2012

SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – SLTI

DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS – DLSG

COORDENAÇÃO-GERAL DE NORMAS – CGN"

Extraido de http://www.comprasnet.gov.br/noticias/noticias1.asp?id_noticia=575

ANEEL disponibiliza central de informações econômico-financeiras (Fonte: ANEEL)

"A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) inaugurou, em seu portal na internet, a Central de Informações Econômico-Financeiras do Setor Elétrico (CIEFSE) que tem como objetivo de divulgar informações sobre a situação econômico-financeira das concessionárias e permissionárias de transmissão e de distribuição de energia elétrica.
Instituída pela Resolução Normativa nº 396, de 23 de fevereiro de 2010, a Central permite consultar o cadastro de agentes do setor elétrico, identificar o agente de interesse e verificar as informações disponíveis. O acesso, em www.aneel.gov.br é: Informações Técnicas > Central de Informações Econômico-Financeiras.
Inicialmente, estão disponíveis as demonstrações contábeis, societárias e regulatórias referentes ao exercício de 2011 das concessionárias e permissionárias de distribuição. As informações são de responsabilidade de cada agente e disponibilizadas exatamente na forma como são recebidas eletronicamente pela ANEEL.
O acesso é público, sendo necessário apenas o cadastramento prévio, para fins estatísticos."

Extraído de http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/noticias/Output_Noticias.cfm?Identidade=5960&id_area=&utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Eletrosul fala em antecipar linhão que vai escoar energia de eólicas (Fonte: Jornal da Energia)


O presidente da Eletrosul, Eurides Mescolotto, já fala em antecipar a entrega do sistema de transmissão de 490 quilômetros que será implantado para escoar a energia de parques eólicos no litoral do Rio Grande do Sul. A ideia aparece porque a própria empresa constrói usinas na região.
“Queremos antecipar a entrega do sistema de transmissão para compatibilizar com o cronograma de conclusão de nossos complexos eólicos, previsto para o primeiro trimestre de 2014”, disse Mescolotto durante assinatura do contratado de concessão do empreendimento, que ocorreu nesta segunda-feira (27/8)..."

Íntegra disponivel em http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=10969&id_tipo=2&id_secao=11&id_pai=0&titulo_info=Eletrosul%20fala%20em%20antecipar%20linh%26atilde%3Bo%20que%20vai%20escoar%20energia%20de%20e%26oacute%3Blicas

Acusada de destruir sítios arqueológicos, Chesf pode ser condenada a pagar R$2,5 milhões em multas (Fonte: Jornal da Energia)


"O Ministério Público Federal entrou com ação civil pública contra a Chesf por danos causados ao meio ambiente. A companhia é acusada de devastar 11 sítios arqueológicos de maneira seriada e definitiva. Tais estruturas ficam na área de construção de uma linha de transmissão de energia elétrica entre os municípios de Milagres e Tauá, no Ceará.
Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), "a Chesf não realizou o devido monitoramento arqueológico, gerando o dano ao patrimônio ambiental". O IPHAN ainda destaca a importância dos sítios atingidos por conter informações sobre a dispersão dos grupos Tupi no território brasileiro..."

Íntegra disponível em http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=10960&id_secao=16

Servidores se preparam para a instalação do Processo Eletrônico em setembro (Fonte: TRT 3ª Reg.)


"Dando prosseguimento à programação estabelecida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) para capacitar magistrados e servidores que irão utilizar o sistema PJe - Processo Judicial Eletrônico, que será inaugurado em Minas, no próximo dia 5 de setembro, 33 servidores do TRT de Minas e 3 do TRT do Rio Grande do Sul participam nesta terça-feira, 28, de mais um curso preparatório no laboratório de informática do TRT, unidade Barro Preto.
As atividades no laboratório são conduzidas pelos servidores Deborah Nazareth Dantas, Carlos Alberto de Figueiredo e Júlio César Machado, do TRT da 24ª Região (Mato Grosso do Sul), e Edson Lacir Donadon, do TRT da 15ª Região (Campinas). Os servidores estão aprendendo as peculiaridades do sistema PJe de 2ª Instância, sendo que a turma de hoje reúne assessores dos gabinetes de desembargadores ligado à 1ª Seção Especializada de Dissídios Individuais - 1ª SDI -, bem como dos servidores que atuam na secretaria."



Servidoras do TRT-PR lançam livros nesta terça-feira (Fonte: TRT-PR)





"Curitiba, 27 de agosto de 2012 - As servidoras do TRT-PR Juliana Cristina Busnardo Augusto de Araujo, Simone Barbosa Mastrantonio e Vanessa Roberta do Rocio Souza terão obras lançadas na noite desta terça-feira (28), durante o IV Literatyba - Juruá Semeando Livros. O evento ocorre das 19h às 22h no Palacete dos Leões (Av. João Gualberto, 530, Alto da Glória). 
O livro de Juliana de Araujo, intitulado “Tutela dos Direitos da Personalidade da Pessoa Jurídica - Na Atividade Empresarial”, estuda os direitos da Pessoa Jurídica no âmbito da tutela material e processual, investigando em que medida o ordenamento legal atual é capaz de satisfazer a proteção jurídica efetiva.
 Já “Ações Afirmativas - Promoção da Cidadania Empresarial”, de Simone Mastrantonio, tem como objetivo analisar as possibilidades de inclusão de grupos vulneráveis da sociedade por meio de políticas de discriminação positiva que promovam o acesso ao emprego, garantindo cidadania aos indivíduos marginalizados e exaltando os direitos humanos e os direitos fundamentais.
“Flexibilização dos Direitos Trabalhistas e o Princípio da Proibição do Retrocesso Social”, escrito por Vanessa Souza, discorre sobre o histórico do movimento sindical e as atuais exigências de adaptação e pressões impostas pelos interesses econômicos, que acabaram por enfraquecer o poder de atuação sindical, tornando a negociação coletiva verdadeiro mecanismo de restrição de garantias mínimas e violação de direitos fundamentais. 
A quarta edição do Literatyba - Juruá Semeando Livros é um evento cultural organizado pela Juruá Editora, pelo Instituto Memória Projetos Culturais e pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul (BRDE). Além das obras das servidoras do TRT-PR, haverá lançamento de demais obras da área do Direito.
Serviço:
IV Literatyba - Juruá Semeando Livros
Terça-feira, das 19h às 22h
Palacete dos Leões
Av. João Gualberto, 530, Alto da Glória."

Extraído de http://www.trt9.jus.br/internet_base/noticia_crudman.do?evento=Editar&chPlc=2666401

Teletrabalho: nem prêmio nem punição (Fonte: TRT 10ª Reg.)

“Teletrabalho – Desafios e Perspectivas” foi o tema do Programa Conversas com Especialistas, realizado pelo  TRT nesta quinta-feira (23), às 17h, na Sala de Sessões Desembargador Herácito Pena Júnior. Cerca de 60 pessoas participaram do evento, que teve como debatedores Marcos Barbosa Andrade, secretário de Tecnologia, Informação e Comunicações do Tribunal, Lis Andréa Soboll, doutora em Medicina Preventiva, e Denise Pires Fincato, doutora em Direito. Foi mediador o juiz do Trabalho Francisco Luciano Frota. 
A presidente do Tribunal, desembargadora Elaine Vasconcelos, que participou de todo o evento, enfatizou a responsabilidade do TRT10 em discutir o teletrabalho e em propor novos paradigmas em função dos desafios que se colocam. Ela considerou que o teletrabalho não deve ser pensado como prêmio ou punição ao trabalhador, mas como uma mudança radical nas relações trabalhistas. "É nosso dever pensar esses novos paradigmas e agir para que sirvam para o benefício humanista do trabalhador", afirmou a presidente..."



FRUNE e Sindurb/PE querem propostas dos Prefeituráveis (Fonte: FRUNE)

"A Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (FRUNE) e o Sindurb/PE encaminharam carta, contra o Projeto da PPP no esgoto da COMPESA, aos candidatos a Prefeito do Recife, demais cidades da Região Metropolitana e Goiana. As entidades desejam mostrar aos futuros prefeitos o verdadeiro significado da Parceria PúblicoPrivada na COMPESA:
Privatização do setor de saneamento. As entidades e os trabalhadores estão disponibilizando informações precisas para julgamento dos candidatos a Prefeito do Recife e demais cidades da Região Metropolitana e Goiana. O Projeto da PPP diz que: 1) A inadimplência será arcada pela OMPESA; 2) A Companhia continuará responsável pela execução de obra; 3) A empresa privada nunca receberá ensalmente qualquer valor abaixo de 85% do valor previsto no estudo de viabilidade da PPP..."




GOVERNO PREPARA LEI DE GREVE PARA SETOR PÚBLICO (Fonte: Valor)

"Diante da crise provocada pela paralisação de muitas categorias do funcionalismo, a presidente Dilma Rousseff tomou a decisão política de tentar aprovar uma lei que regulamente as greves no setor público. A investida deve começar depois que as negociações sobre o reajuste salarial dos servidores forem concluídas e do envio da proposta de lei orçamentária para 2013 ao Congresso.
A iniciativa enfrentará novas resistências das centrais sindicais e parlamentares de partidos da base aliada ligados aos trabalhadores. O Executivo, entretanto, deve contar com o apoio da oposição no Congresso. E aposta na rejeição da população às greves para obter o respaldo da opinião pública e levar a ideia adiante.
Apesar da sinalização de Dilma, a proposta do Executivo ainda está em fase de elaboração. Num movimento para pacificar entendimentos da Justiça e uniformizar a legislação existente sobre o assunto, a ideia do governo é proibir paralisações de categorias armadas e garantir que serviços essenciais à população sejam mantidos pelo menos por uma parcela dos servidores responsáveis pela execução dessas atividades.
A lista de serviços considerados essenciais pelo governo abrange 24 áreas. Pelo projeto, os servidores terão de manter em funcionamento a distribuição de energia elétrica e gás, o abastecimento de água, as telecomunicações, a inspeção agropecuária, a arrecadação, o controle de fronteiras e do tráfego aéreo e a inspeção de estabelecimentos industriais e comerciais.
A presidente quer regulamentar o corte do ponto dos grevistas, assim como incluir no projeto a possibilidade de substituição dos grevistas por outros trabalhadores. Essa última medida já está prevista em decreto editado recentemente. "Tem que ter uma lei. Do jeito que está hoje o sujeito acha que pode ficar 60 dias em greve e acha absurdo o governo cortar o ponto", comentou uma autoridade do governo. "Se os servidores tiverem só direitos e não deveres, aí fica difícil"."

Presidente do STF libera retomada das obras da usina de Belo Monte (Fonte: Globo.com)

"MPF havia dado parecer contrário à liberação da obra da hidrelétrica.
Ministro deu decisão favorável a pedido da Advocacia Geral da União.
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ayres Britto, concedeu na noite desta segunda-feira (27) decisão liminar (provisória) que autoriza a retomada das obras da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. A paralisação havia sido determinada no dia 14 de agosto pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Mais cedo nesta segunda, o Ministério Público Federal havia apresentado parecer no qual afirma ser contrário ao pedido do governo federal para a retomada das obras..."

Extraído de http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2012/08/presidente-do-stf-libera-retomada-das-obras-da-usina-de-belo-monte.html

SALÁRIOS DO CARREIRÃO VÃO SUBIR DE 14% A 37% (Fonte: Correio Braziliense)


"Acordo aceito por servidores em Brasília ainda precisa ser aprovado em plenária nacional marcada para hoje. No centro do Rio, a presidente Dilma enfrentou protesto de professores e alunos de universidades federais.
Nem a agenda presidencial mantida em sigilo nem a área isolada pela polícia impediram os manifestantes de se concentrarem nas imediações do Theatro Municipal, no Rio. Para participar da premiação dos estudantes vencedores da 7ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas, Dilma teve de entrar no prédio por uma porta lateral. Em Brasília, os funcionários do carreirão, que engloba 18 categorias, fecharam acordo com o Planalto. A volta ao trabalho está prevista para amanhã, mas ainda depende de plenária, hoje, às 9h, da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef). A proposta do governo prevê aumento em três anos de R$ 630 para os servidores de nível auxiliar e de R$ 930 para os que estão no intermediário. Os de nível superior receberão R$ 1 mil a mais.
Conjunto de servidores de vários ministérios no DF acata índices de 14% a 37%. Fim da greve depende de plenária nacional hoje Notícia Gráfico.
Os servidores públicos federais em Brasília das carreiras do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE), da Previdência, Saúde e Trabalho (CPST) e correlatas — conhecidas em seu conjunto como "carreirão" — decidiram ontem, em assembleia, aceitar a proposta do governo, com aumento entre 14,29% e 37,05%, distribuído de 2013 a 2015. Com isso, vão retornar ao trabalho amanhã, encerrando a greve. Mas essa decisão ainda precisa da chancela da plenária da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), que reúne representantes sindicais dos 500 mil servidores ativos e inativos em todos os estados, hoje, às 9h, no Clube dos Previdenciários, na Asa Sul..."

Íntegra disponível em https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/8/28/salarios-do-carreirao-vao-subir-de-14-a-37

EMPRESA QUE ACUSOU EMPREGADO DE FALSIFICAR ATESTADOS MÉDICOS É CONDENADA A INDENIZAR O TRABALHADOR (Fonte: TRT 15ª Reg.)

"A 11ª Câmara do TRT-15 condenou uma reclamada, um supermercado, ao pagamento de uma indenização por danos morais, no valor de R$ 7.150, a um empregado que foi acusado pela empresa de falsificar documentos (o que posteriormente foi desmentido pela própria empregadora). O relator do acórdão, desembargador Eder Sivers, considerou “humilhante” o que ocorreu com o trabalhador, principalmente porque o fato se deu numa sala com outros três funcionários, num período em que o trabalhador deveria estar gozando suas férias.
O juízo da Vara do Trabalho de Sumaré rejeitou o pedido do trabalhador, uma vez que ele “não comprovou os alegados fatos constitutivos de seu suposto direito”, conforme entendimento do juízo. A sentença entendeu que o trabalhador “em nenhum momento demonstrou que a reclamada, de alguma forma, tivesse agido ou imputado qualquer fato de forma leviana e ofensiva”. Inconformado, o reclamante recorreu..."

Íntegra disponivel em http://www.trt15.jus.br/noticias/noticias/not_20120827_01.html

Comissão da Verdade paulistana convoca Ustra e Delfim Netto para depor (Fonte: Brasil Atual)

"O coronel do Exército e ex-comandante do DOI-Codi, Carlos Alberto Brilhante Ustra, e o ex-ministro Delfim Neto foram convocados, nesta segunda-feira, 27, pelos vereadores que integram a Comissão Municipal da Verdade paulistana para prestarem depoimento. Os dois são acusados de envolvimento com a repressão durante a ditadura militar. Ustra comandou um dos centros de tortura mais temidos por ativistas políticos durante dos Anos de Chumbo e já foi reconhecido pela Justiça como torturador, Delfim Netto teria coordenado o esquema de arrecadação com empresários e banqueiros para financiar a repressão. Reportagem de Lúcia Rodrigues."

Extraído de http://www.redebrasilatual.com.br/radio/programas/jornal-brasil-atual/comissao-da-verdade-paulistana-convoca-ustra-e-delfim-netto

Turma reconhece desvio de função em empresa sem plano de carreira (Fonte: TST)

"A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou o Hospital Cristo Redentor S.A. a pagar as diferenças salariais decorrentes de desvio de função a um empregado contratado como auxiliar e que exerceu atividades exclusivas de técnico de enfermagem, por cerca de 16 anos. O desvio se caracteriza quando o empregado exerce atribuições diferentes para as quais foi contratado, sem, no entanto, receber o salário devido pelo exercício da nova função.
O autor já havia obtido sentença favorável na primeira instância, mas o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) modificou a decisão, fundamentando-se na inexistência de quadro de carreira no hospital. Segundo o Regional, sendo da iniciativa privada o hospital poderia, a seu livre arbítrio, remunerar os empregados como desejasse, observados os limites e patamares mínimos ditados em lei. Por essa razão, indeferiu o pedido do empregado ao recebimento de diferenças salariais por desvio de função..."

Íntegra disponível em http://www.tst.gov.br/web/guest/noticias/-/asset_publisher/89Dk/content/turma-reconhece-desvio-de-funcao-em-empresa-sem-plano-de-carreira?redirect=http%3A%2F%2Fwww.tst.gov.br%2Fweb%2Fguest%2Fnoticias%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_89Dk%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-3%26p_p_col_pos%3D2%26p_p_col_count%3D5

Servidores de 3 Estados aceitam proposta (Fonte: Valor)


"A greve parcial do funcionalismo público federal dá sinais de enfraquecimento. Os servidores públicos do Distrito Federal, Rio e Amazonas aceitaram ontem a proposta de reajuste de 15,8% em três anos e levarão a posição hoje à plenária da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef). A reunião será definitiva para o rumo da greve dos servidores públicos federais, já que a Condsef representa 80% dos servidores públicos federais.
Os servidores da Fundação Oswaldo Cruz também já aceitaram a proposta, assim como os funcionários do Ministério das Relações Exteriores, que encerraram ontem a paralisação da categoria, depois de reunião entre representantes da categoria e a Secretaria de Relações de trabalho (SRT) do Ministério do Planejamento no domingo. Outras categorias, como os funcionários da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), do Tesouro e da carreira de gestão realizam assembleias hoje para decidir se ficam ou não com o reajuste.
O presidente da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais, Pedro Cavalcanti, acredita que a greve na categoria não deve passar do dia 31 de agosto.
Outras categorias já rejeitaram o reajuste de 15,8% em três anos, como os fiscais federais agropecuários e os auditores fiscais da Receita. Hoje é o último dia, segundo a Secretaria de Relações de Trabalho, para fechar os acordos. Caso a decisão não seja tomada até o fim desta terça-feira, a categoria ficará sem o reajuste.
No Judiciário, a expectativa é por uma nova conversa entre o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Brito, e representantes do Executivo."

Extraído de https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/8/28/servidores-de-3-estados-aceitam-proposta

Dilma oferece mais resistência que Lula à pressão sindicalista contra Lei de Greve (Fonte: Valor)

"As centrais sindicais querem que o governo regulamente a Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a qual normatiza a negociação coletiva no serviço público. Argumentam que, antes de assegurar o direito do trabalhador de negociar sua pauta de reivindicações, o governo busca criar instrumentos de punição.
"É uma inversão de valores. Estou acompanhando o assunto com bastante preocupação", afirmou o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas. "O que o governo deveria fazer é regulamentar o direito a negociação. É muito mais eficaz e tem muito mais a ver para com o que este governo foi eleito."
Os sindicalistas acreditam que o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, convocará em breve reunião com o setor para tratar do assunto. Mas eles apresentam resistências à agenda, argumentando que a maior parte das greves só é deflagrada como um meio para abrir negociações que o governo tenta evitar.
O mesmo tipo de pressão das centrais ocorreu em 2007. Auxiliares de Lula tentaram levar adiante a aprovação de uma Lei de Greve, mas o anteprojeto preparado foi engavetado. Uma autoridade que trabalhou no governo anterior e foi mantido na administração Dilma conta, por exemplo, que não é incomum ministros receberem telefonemas de deputados da base aliada com pedidos para o governo não cortar o ponto dos servidores grevistas.
A minuta da proposta do governo Lula previa, por exemplo, que a aprovação da deflagração de greves do funcionalismo público só poderia ocorrer em assembleias que contassem com a presença de mais de dois terços das categorias mobilizadas. Além disso, a declaração do "estado de greve" só poderia ser feita depois de o governo ignorar a pauta de reivindicações dos servidores por dez dias úteis.
O anteprojeto também estabelecia que as autoridades precisariam ser avisadas da greve com antecedência, sobretudo se as paralisações fossem atingir serviços essenciais à população. De acordo com a minuta, caberia aos trabalhadores informar a sociedade por meio dos meios de comunicação sobre a motivação da greve, a extensão dos serviços suspensos e as atividades mantidas em funcionamento. A proposta elaborada no governo Lula também previa o cômputo das faltas como "ausências injustificadas", e a obrigatoriedade da manutenção de pelo menos 40% da força de trabalho dos órgãos responsáveis por serviços "inadiáveis" afetados pelas greves."

Extraído de https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/8/28/dilma-oferece-mais-resistencia-que-lula-a-pressao-sindicalista-contra-lei-de-greve

Divulgação de salários na internet não gera dano moral a empregados (Fonte: TST)

"Três empregados de uma autarquia do Paraná não receberão indenização por dano moral decorrente da divulgação na internet de seus nomes, cargos e salários. A decisão foi proferida pela Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho, em julgamento realizado no último dia 22, e reformou decisão do Tribunal Regional do Trabalho no Paraná.
Na ação proposta, os empregados contratados pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) pediam, individualmente, reparação moral no valor estimado em 12 salários à época recebidos.
Na inicial, os portuários informaram que, a partir de meados de 2007, tiveram ciência da distribuição pelas ruas da cidade de Paranaguá (PR), de panfletos nos quais constavam os nomes de todos os trabalhadores da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, seus cargos e respectivas remunerações. Souberam, também,  que os dados estavam disponibilizados no site da reclamada.
O juiz da 3ª Vara do Trabalho de Paranaguá afirmou, na decisão, que ficaram provadas nos autos as alegações de que a APPA teria divulgado a lista na internet em reação à manifestação dos empregados, que lutavam por melhoria salarial. Por outro lado, não foi aceita a justificativa do superintendente da autarquia para a divulgação. Segundo sua alegação, ao assumir a Administração dos Portos, "deparou-se com uma ‘indústria trabalhista' alimentada por desvios de função e horas extras indevidas, e que, com as medidas adotadas, "a folha de pagamento da APPA foi reduzida em 10% e um novo momento foi iniciado nos portos do Paraná, garantindo a moralidade na gestão pública"..."

Íntegra disponível em http://www.tst.gov.br/web/guest/noticias/-/asset_publisher/89Dk/content/divulgacao-de-salarios-na-internet-nao-gera-dano-moral-a-empregados?redirect=http%3A%2F%2Fwww.tst.gov.br%2Fweb%2Fguest%2Fnoticias%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_89Dk%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-3%26p_p_col_pos%3D2%26p_p_col_count%3D5

Servidores federais em greve começam a voltar ao trabalho (Fonte: O Globo)

"Mas policiais e fiscais agropecuários decidem continuar paralisação.
BRASÍLIA e rio Após três meses de greves que prejudicaram setores estratégicos em todo o Brasil, os servidores públicos federais começam a retornar ao trabalho. Ontem, o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz fechou acordo com o governo federal para um reajuste entre 12% e 18%, em três parcelas, para os 5,8 mil servidores. Eles foram a terceira categoria a entrar em consenso com o governo, depois de professores e servidores técnico-administrativos das universidades federais. Os servidores federais lotados no Distrito Federal também aceitaram a oferta do governo. Hoje acaba o prazo que o Executivo deu aos grevistas para aceitar o acordo que garante reajuste de 15,8%, em três anos, a partir de 2013.
— Tivemos avanço significativo na reestruturação do plano de carreira. A greve está encerrada — disse Paulo Garrido, presidente do sindicato que representa os funcionários da Fiocruz..."

Íntegra disponível em http://oglobo.globo.com/economia/servidores-federais-em-greve-comecam-voltar-ao-trabalho-5918903

Crianças já são chefes de família em 130 mil lares brasileiros (Fonte: O Globo)

"RECIFE E RIO — Com o pai preso e a mãe dona de casa (com três outros filhos para cuidar), Jenson da Cruz Menezes, de 11 anos, tem responsabilidade: é do seu trabalho que depende a família, que reside em um barraco no bairro do Coque. Ele não tem feriado nem domingo, e passa as manhãs em um cruzamento no bairro de Ilha do Leite, perto do centro de Recife, onde vive de vender pipocas. Seu objetivo é vender pelo menos cem saquinhos por dia, mas basta uma chuva forte, para estragar os R$ 50 almejados como renda diária da família.
— Tirando o que gasto comprando, esse dinheiro fica bem menor — diz o menino, que estuda à tarde e ainda ajuda na tarefa dos irmãos menores, porque a mãe é analfabeta e se diz sem condições de ajudar as lições dos filhos. Sem Bolsa Família, ela também fica nos sinais vendendo a mesma mercadoria, mas admite que é do menino que vem a maior parte do dinheiro da família. Cada saquinho de pipoca é vendido por R$ 0,50..."

Íntegra disponível em http://oglobo.globo.com/economia/criancas-ja-sao-chefes-de-familia-em-130-mil-lares-brasileiros-5918833

TST analisa degustação na indústria do cigarro (Fonte: Valor)

"Procurador-geral do trabalho Luis Antônio Camargo de Melo: "A empresa deve buscar meios adequados para verificar a qualidade do produto"
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) começou a julgar um pedido de condenação de R$ 1 milhão contra a Souza Cruz pelo uso de funcionários na degustação de cigarros. Na ação, o Ministério Público do Trabalho (MPT) quer que a Justiça proíba o chamado "painel sensorial do fumo". Polêmica, a discussão divide a opinião de magistrados. Já tomou também a atenção de advogados. Eles entendem que a futura decisão terá impacto sobre as indústrias de bebidas, alimentos e cosméticos, que alocam empregados para experimentar e fazer o controle de qualidade de seus produtos.
O próprio TST já condenou, em 2008, a Ambev a indenizar um funcionário alcoólatra que teve a doença agravada por degustar cerveja durante 15 anos. Uma indústria de Porto Alegre, especializada em alimentos prontos, foi obrigada a pagar R$ 30 mil por dano moral a uma empregada responsável por provar os lanches produzidos. Ela se tornou obesa durante o contrato de trabalho.
Advogados trabalhistas afirmam ainda que a decisão poderá ser precedente para regular normas de segurança do trabalho. Citam os setores de aviação e petróleo, que utilizam mão de obra em atividades perigosas, como no abastecimento de aeronaves e no mergulho de altas profundidades para exploração e manutenção dos poços de petróleo. "O julgamento é histórico pelo impacto e pelas teses defendidas", diz o advogado Fabrício Trindade Sousa, do Demarest e Almeida Advogados.
Denunciado em 2002, o painel sensorial do fumo serve para o controle da qualidade dos cigarros produzidos pela Souza Cruz. "Máquina nenhuma consegue diferenciar o teor e sabor das folhas do tabaco. Há necessidade de uniformização do gosto", afirma o advogado Mozart Victor Russomano Neto, do Russomano Advocacia, que defende a empresa. A fabricante alega que os empregados são voluntários e fumantes há mais de dois anos..."

Íntegra disponível em https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/8/28/tst-analisa-degustacao-na-industria-do-cigarro

Greve no Judiciário atinge 13 Estados (Fonte: Valor)


"A greve dos servidores do Judiciário já atingiu 13 Estados e o Distrito Federal, segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajude). A entidade abrange as esferas federal, trabalhista, eleitoral e militar, além dos Ministérios Públicos Federais.
A greve, motivada por um pedido de reajuste salarial dos servidores, levou a seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) a solicitar a suspensão dos prazos na Justiça do Trabalho de São Paulo. Advogados acreditam que o movimento trará ainda mais morosidade para o Judiciário.
De acordo com Pedro Aparecido de Souza, coordenador-geral da Fenajude, os salários dos servidores do Judiciário federal não são reajustados desde 2006. A categoria pede a aprovação dos Projetos de Lei nº 6.613 e nº 6.697, ambos de 2009. As propostas estão atualmente na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, e aumentariam os salários dos servidores do Judiciário Federal e Ministério Público Federal em 56%.
Recentemente, o governo fez uma proposta de reajuste de 15,8% aos grevistas, a ser dividido em três parcelas, entre 2013 e 2015. Os servidores, entretanto, rejeitaram a possibilidade. "Para quem está com o salário corrigido pela inflação, essa proposta é ótima, mas não para nós, que não recebemos reajuste desde 2006", afirma Souza.
Para o advogado Eli Alves da Silva, presidente da Comissão de Direito Trabalhista da seccional paulista da OAB, a greve traz insegurança jurídica, além de contribuir para a morosidade da Justiça. O órgão protocolou um ofício no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo, pedindo a suspensão dos prazos, mas o pedido ainda não foi analisado pelo presidente da Corte.
O advogado diz que na capital apenas 31 das 90 varas trabalhistas estão funcionando. "As greves impossibilitam a juntada de petições. Os despachos dos juízes também ficam prejudicados porque ninguém faz a parte operacional", diz.
Segundo ele, a OAB-SP fez o mesmo pedido na última vez em que o Judiciário entrou em greve, em 2010. Na época o TRT-SP, por meio de uma portaria, suspendeu todos os prazos até o fim da paralisação.
O advogado Saulo Vinícius de Alcântara, do Celso Cordeiro de Almeida e Silva Advogados, diz que em 2010 atendeu empresas que, por causa da greve, não conseguiam emitir certidões positivas com efeitos de negativa, essenciais para participar de licitações ou conseguir financiamentos nos bancos. Nesses casos, a solução foi recorrer a um pedido de liminar, realizando o depósito integral do débito fiscal."


TRT-PR inaugura exposição sobre trabalhadores da construção civil (Fonte: TRT-PR)

"Curitiba, 27 de agosto de 2012 - Foi aberta ao público, na tarde desta segunda-feira (27), a exposição “Trabalhadores da Construção Civil e a Justiça do Trabalho”. A mostra, exibida no Centro de Memória da Justiça do Trabalho do Paraná (Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528, Curitiba-PR), recebe visitações de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h.
Na cerimônia de abertura, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão citou a música “Construção”, de Chico Buarque, como exemplo da representatividade e presença desse setor na sociedade brasileira. “Esses trabalhadores protagonizam um dos mais importantes segmentos da economia, que é o cerne do processo de industrialização de todo o Brasil e um campo decisivo para solucionar problemas do nosso país como o déficit habitacional e de transporte”, disse.
A desembargadora também citou dados que comprovam a importância da construção civil no Brasil: “responsável por 5,8% de toda produção econômica nacional, a construção civil emprega 2,6 milhões de trabalhadores, que recebem R$ 42 bilhões ao ano com salários, cifra que chega a R$ 64 bilhões ao considerar todo tipo de pagamento feito aos trabalhadores”, informou.
A cerimônia ainda marcou o lançamento do Segundo Boletim Memória Viva, editado pelo Centro de Memória, e disponível na página do TRT-PR. (Para acessá-lo, clique AQUI).
A exposição - A mostra é composta por diversas ferramentas e objetos utilizados pelos trabalhadores da construção civil, além de fotos da construção do prédio do Tribunal Superior do Trabalho (TST), da reforma do prédio-sede do TRT-PR e de obras anônimas da cidade de Curitiba e região metropolitana.
A exposição também traz documentos importantes que integram o acervo do Tribunal, como autos de processos trabalhistas e convenções coletivas do século passado. Estão disponíveis aos visitantes materiais desde antes da Consolidação das Leis do Trabalho (promulgada em 1943) até as décadas de 1950, 60 e 70."

Extraído de http://www.trt9.jus.br/internet_base/noticia_crudman.do?evento=Editar&chPlc=2666550

Empresa é condenada por mascarar relação empregatícia (Fonte: TRT 12ª Reg.)


“Tem se tornado comum nos tempos atuais a constituição de pessoa jurídica para mascarar a relação empregatícia”. A constatação é do juiz do trabalho Carlos Alberto Pereira de Castro, da 7ª Vara do Trabalho de Florianópolis, que depois de muito trabalho, perícias e quebra de sigilos fiscais, reconheceu o vínculo empregatício continuado de quase dez anos de serviço prestado por veterinário a uma clínica de animais.
Entre 1978 e 2008 o médico veterinário trabalhou na mesma clínica, mas sob diversas formas de contratação. Nos primeiros dez anos trabalhou como empregado, com registro e contrato de trabalho. Em janeiro de 1990 foi admitido como sócio da empresa e quatro anos depois constituiu empresa própria para prestar serviços como veterinário na mesma clínica com exclusividade. Em janeiro de 2003 passou a prestar os mesmos serviços como autônomo até 2005, quando, então, foi formalmente admitido com carteira assinada. Em 2008 veio a falecer acometido de enfermidade. A ação trabalhista foi ajuizada depois de sua morte pelos quatro filhos herdeiros, três deles menores de idade, assistidos pela irmã mais velha, advogada..."

Íntegra disponível em http://www.trt12.jus.br/portal/areas/ascom/extranet/noticias/2012/agosto.jsp#n47