domingo, 23 de dezembro de 2012

"DESEMPREGO É O MENOR EM 10 ANOS" (Fonte: Correio Braziliense)


"DESEMPREGO CAI E RENDA SOBE
Autor(es): VERA BATISTA
Correio Braziliense - 22/12/2012

Em novembro, a taxa de desocupação chegou a 4,9% - índice mais baixo da década e o segundo menor da história. Esse quadro configura o patamar de pleno emprego no país e, segundo especialistas, deve continuar favorável em 2013. O brasileiro também chega ao fim do ano com um recorde no valor médio do salário.

Índice de desocupação crava 4,9% em novembro, o menor já registrado no mês. Salário médio atinge R$ 1.809, um recorde

O fraco desempenho da economia brasileira — a estimativa é de que o Produto Interno Bruto (PIB) avance, no máximo, 1% neste ano — não impediu que a taxa de desemprego caísse para 4, 9% em novembro, o menor nível para o mês em 10 anos e o segundo mais baixo da história (superior apenas aos 4,7% de dezembro de 2011). E mais: o trabalhador chegou às vésperas do Natal com o maior salário médio da história, R$ 1.809,60, com aumento de 5,3% ante novembro de 2011.
Com esse índice de desocupação, o Brasil vive o que os especialistas chamam de pleno emprego. Nas seis maiores regiões metropolitanas do país — São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Porto Alegre —, só estão fora do mercado de trabalho quem quer e os que não têm qualificação mínima para preencher as vagas oferecidas. Segundo empresários, faltam pessoas com conhecimento para todos os tipos de função, mesmo para as mais básicas, como a de motorista de caminhão.
Na avaliação do economista-chefe do Bradesco, Octávio de Barros, a consistência do mercado de trabalho confirma o processo de retomada da atividade, ainda que em ritmo mais lento que o desejado. Para o economista Aurélio Bicalho, do Itaú Unibanco, boa parte dos empregos criados no país revela o novo perfil da economia brasileira. Se o desaquecimento da atividade foi mais forte na indústria de transformação, setores mais intensivos de mão de obra, como o comércio e a construção civil, continuam demandando mão de obra. O varejo, por sinal, foi o campeão de vagas abertas em novembro, por causa dos postos temporários de fim de ano.
..."

Ìntegra disponível em http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/12/22/desemprego-e-o-menor-em-10-anos/?searchterm=