quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Da nova geração tucana, economista saúda queda do salário real: ‘Fico super feliz’ (Fonte: Rede Brasil Atual)

"“Quanto mais os salários reais caírem, mais rápido e indolor o ajuste vai ser”, declarou economista Samuel Pessoa, filiado ao PSDB e ex-integrante do staff do candidato Aécio Neves à Presidência da República; em debate promovido pela revista Época, no Insper, ele foi atalhado pelo professor Luiz Gonzaga Belluzzo: “Indolor para quem, cara pálida? Para o trabalhador não é nem um pouco indolor”; concepção estreita de economia /// O economista tucano Samuel Pessôa foi um dos principais colaboradores da candidatura derrotada de Aécio Neves à Presidência da República, em 2014. Ele é um dos cabeças que conduzem a linha econômica do PSDB e, ontem, deu um belo exemplo da política que defende.

No debate sobre o papel do Estado na economia, promovido pela revista Época e o Insper, ele declarou: “Quanto mais os salários reais caírem, mais rápido e indolor o ajuste vai ser. Em maio, junho, fiquei super feliz porque as expectativas estavam mostrando uma queda de salário real de 5%. Economista é um bicho meio ruim, né? Salário real cai e a gente fica feliz”..."

Íntegra: Rede Brasil Atual

El pacto de la izquierda portuguesa ensombrece la inauguración del Congreso del PPE (Fonte: Rede Brasil Atual)

"MADRID.- El Partido Popular Europeo (PPE) ha inaugurado esta tarde su Congreso en Madrid bajo la losa del inesperado pacto tripartito alcanzado por los socialistas portugueses, el Bloco de Esquerdas y los comunistas que dará a Antonio Costa la jefatura del Ejecutivo de Portugal, aunque el ganador de las elecciones -sin mayoría absoluta- haya sido el conservador Passos Coelho.

La noticia ha provocado una auténtica sacudida en el PPE y, sobre todo, en el PP que lidera Mariano Rajoy y que confiaba en que el cónclave que se celebra este miércoles y jueves (21 y 22 de octubre) en el Palacio Municipal de Congresos de la capital fuera exclusivamente un prieto cierre de filas de los conservadores europeos con la candidatura del PP para las elecciones generales del 20 de diciembre. La decepción portuguesa, sin embargo, ha venido a ocupar parte del protagonismo de Rajoy. 

El PP, sin embargo y a dos meses del 20-D, trata de dar la vuelta a la tortilla y presentar el pacto tripartito luso como la reafirmación de su mensaje de la inestabilidad que generan los pactos alcanzados entre fuerzas distintas con el único punto en común de defenestrar al centro-derecha liberal. Fuentes del partido aseguran que Costa se está aliando con fuerzas "antieuropeas" que le van a pasar factura y abocarán al Ejecutivo luso al desgobierno..."

Íntegra: Rede Brasil Atual

Senadores mantêm 'jabutis' em votação de MP, mas combinam de rejeitar os próximos (Fonte: Rede Brasil Atual)

"Brasília – Depois de muito discutirem, os senadores decidiram manter, na sessão que está sendo realizada nesta quarta-feira (21), os "jabutis" existentes no texto da Medida Provisória (MP) 678, e que foram incluídos durante a votação de emendas na Câmara dos Deputados. A MP trata do Regime Diferenciado de Contratações para a área de Segurança Pública. Jabuti é o nome dado a itens incluídos em matérias legislativas sem que tenham a ver com o assunto que está sendo tratado. Esses itens são acrescentados ou como forma de fazer com que o tema em questão seja votado de modo rápido ou porque dificilmente este seria aprovado por meio de projeto de lei.

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) na última quinta-feira (15) proibiu a aprovação de textos legislativos com esses jabutis, por considerar que são inconstitucionais. Mesmo assim, a MP 678, além de tratar do Regime Diferenciado de Contratação para licitações na área de Segurança Publica, também têm em seu teor, a prorrogação do prazo para serem desativados os lixões pelos municípios e a autorização de renegociação, por produtores rurais, de dívidas com o programa Proálcool..."

Íntegra: Rede Brasil Atual