sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Convite para o Curso: "OS DESAFIOS PARA A INTERVENÇÃO POLÍTICA E SINDICAL: TEORIA E PRÁTICA"

Os desafios para a intervenção Política e Sindical: Teoria e Prática”

Prezadas companheiras e prezados companheiros:

 

Os Direitos Sociais e os setores mais combativos do sindicalismo brasileiros estão sob forte ataque do Governo Temer, do Congresso e das grandes corporações.

 

Tentativas de retiradas de direitos - algumas já implementadas - ocorrem quase que semanalmente. Privatizações contrárias ao interesse público estão em andamento, feitas às pressas e muitas vezes de modo inadequado.

 

O desemprego crescente traz graves desafios à ação sindical, dificultando a realização de greves, instrumento tradicional de luta, seja em negociações coletivas ou contra os ataques aos direitos adquiridos dos trabalhadores.

 

Em tal contexto e visando permitir uma atuação mais efetiva neste delicado momento, realizaremos em fevereiro de 2017 o evento "OS DESAFIOS PARA A INTERVENÇÃO POLÍTICA E SINDICAL: TEORIA E PRÁTICA". Trata-se de curso com 2 dias de duração, disponibilizado em Unidades da Advocacia Garcez nas seguintes datas e cidades: 

6 e 7.02.17: São Paulo;

9 e 10.02.17: Rio de Janeiro; 

13 e 14.02.17: Brasília. 

 

Nos dias 15 e 16.2.17, em Brasília, será realizada atividade prática facultativa, aberta aos participantes do curso das etapas SP, RJ e Brasília.

 

O curso será ministrado por palestrantes brasileiros e estrangeiros, que defendem ou representam movimentos populares e sindicatos no Brasil e e em países que têm enfrentado desafios semelhantes.

 

Neste sentido, vimos por meio deste convidá-lo/la, bem como a entidade que representa, a participar deste espaço de troca de experiências e reflexões para otimizar nosso enfrentamento conjunto aos retrocessos que se apresentam.

 

Segue abaixo informações sobre o curso. Em breve será divulgada a programação e currículo dos palestrantes brasileiros e da Argentina, Canadá, Colômbia e México.

 

Esperamos contar com sua participação e ficamos à disposição para os esclarecimentos que forem necessários.

 

Atenciosamente,

 

 

Maximiliano Nagl Garcez

Advocacia Garcez

 

 

 

Os desafios para a intervenção Política e Sindical: Teoria e Prática”

Curso com 2 dias de duração, disponibilizado em Unidades da Advocacia Garcez nas seguintes datas e cidades:

- 6 e 7.02.17: São Paulo;

- 9 e 10.02.17: Rio de Janeiro;

- 13 e 14.02.17: Brasília.

 

Nos dias 15 e 16.2.17, em Brasília, será realizada atividade facultativa, aberta aos participantes do curso das etapas SP, RJ e Brasília.

Objetivos do curso

- transmitir a dirigentes sindicais brasileiros relatos de experiências bem-sucedidas e inovadoras de resistência a retrocessos, implementados por entidades sindicais ou movimentos populares de outros países e do Brasil, que possam ser incorporados com as devidas adaptações pelo movimento sindical brasileiro;

- permitir uma melhor compreensão sobre o funcionamento dos Três Poderes do Estado no mundo real, e oportunizar métodos para tornar mais eficaz e ágil a mobilização e pressão social junto às estruturas institucionais do Estado;

- criar um espaço de intercâmbio internacional de experiências dos diversos setores dos movimentos populares e do movimento sindical, dedicando tempo adequado para que todos os participantes relatem suas experiências.  

Público Curso aberto a dirigentes sindicais e de movimentos populares que compartilhem de uma convicção: de que a destituição da Presidenta Dilma violou a Constituição Federal e que foi um golpe.

Formato O curso é composto por duas atividades:

Dia 1 (SP, RJ e DF). Capital Internacional, Trabalho Local – sindicatos brasileiros e latino-americanos diante dos desafios da economia globalizada

Proposta: ênfase nas experiências práticas de superação das dificuldades enfrentadas pelos brasileiros e latino-americanos

- Metodologia: os encontros estão organizados de forma que o palestrante faça sua exposição, sempre seguido de tempo adequado para a discussão entre os participantes. Ao final do dia haverá oficinas de trabalhos que permitirão maior integração entre os participantes e as experiências trazidas pelos/as convidados/as.

Dia 2 (SP, RJ e DF). Resistindo dentro das Instituições – o que e como os movimentos sociais podem fazer para pressionar as Instituições estatais?*

- Proposta: maior ênfase nas experiências práticas junto às instituições estatais que atuam frente aos sindicatos brasileiros

- Metodologia: propõe-se a transmissão e intercâmbio de experiências de mobilização e pressão social às estruturas institucionais do Estado.

15 e 16.02.17, em Brasília (atividade optativa). Visita ao Congresso Nacional, ao STF e ao TST, acompanhando discussões, votações e julgamentos, e com a possibilidade de intervir diretamente em problemas sociais, conforme prioridades escolhidas pelos participantes ao longo do curso, incluindo entrevistas com parlamentares. Ao final de tal experiência, os participantes se reunirão para trocar suas percepções.

Vagas: 40 em São Paulo; 50 no Rio de Janeiro; 40 em Brasília.

Custo: o curso não terá fins lucrativos. Para viabilizar a cobertura de parte das despesas dos palestrantes, será solicitado aos participantes o pagamento de R$ 700,00, dispensado para quem declarar não ter condição de fazê-lo.

Eventual excedente na arrecadação será doado para apoiar a luta dos estudantes em escolas ocupadas.

As inscrições podem ser feitas pelo email eventos@advocaciagarcez.com.br.