segunda-feira, 4 de março de 2013

Câmara pode convocar McDonald´s para explicar irregularidades (Fonte: MPT)


"Brasília – A Câmara dos Deputados pode convocar novamente a empresa Arcos Dourados, maior franquia do McDonald´s na América Latina, para dar explicações sobre as irregularidades trabalhistas em suas lojas. A proposta é do deputado Augusto Coutinho (DEM-PE) ao tomar conhecimento da ação civil pública que o Ministério Público do Trabalho (MPT) move  contra a empresa. Nessa ação o MPT pede o fim da jornada móvel variável dos funcionários e indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 50 milhões.
Em discurso na tribuna da casa, na quinta-feira (28), o deputado condenou a postura da empresa e lembrou que a jornada móvel variável já foi tema de audiência pública na Câmara. Nas três vezes em que foi convidada, a Arcos Dourados se negou a comparecer. Portanto, ele avalia se necessário voltar ao assunto na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), da qual é membro, convocando a empresa e o MPT para tratar do assunto.
O MPT já conseguiu uma liminar na Justiça do Trabalho de Pernambuco, proibindo a jornada móvel variável no estado e regularizações de outras questões trabalhistas, e aguarda a extensão dessa liminar para todo o país. Paralelamente à ação, o MPT negocia com a Arcos Dourados um termo de ajustamento de conduta (TAC). Caso a empresa aceite firmar o TAC, a ação judicial será retirada. Até agora já foram realizadas três reuniões de conciliação, mas em nenhuma delas a empresa aceitou a proposta do MPT para o pagamento do dano moral coletivo e correção das irregularidades."

Fonte: MPT

Empresa de concreto deve adequar meio ambiente de trabalho (Fonte: MPT)


"Concresul tem até novembro para fazer modificações em sua planta industrial
Vitória – O Ministério Público do Trabalho (MPT) firmou termo de ajuste de conduta (TAC) com a Concresul, empresa de produção de concreto e insumos para construção civil, instalada em Cachoeiro de Itapemirim (ES). O acordo determina que a planta industrial da empresa passe por modificações até novembro deste ano, a fim de que sejam atendidas as prescrições legais e técnicas quanto a poeira, ruídos e riscos de queda de trabalhadores. 
O TAC vale para todos os estabelecimentos da empresa no país, inclusive os que forem criados a partir da data de assinatura do acordo. Em caso de descumprimento, será cobrada multa diária de R$ 500, reversível a entidade pública ou privada sem fins lucrativos indicada pelo MPT e que tenha entre seus objetivos a prevenção e reparação de lesões aos direitos dos trabalhadores."

Fonte: MPT

Funcionários da Iberia iniciam nova greve (Fonte: Gazeta do Povo)

"Os funcionários da Iberia começaram na segunda-feira (4) uma nova série de greves de cinco dias para protestarem contra o plano de ajuste da companhia, que prevê 3.807 demissões.
Um total de 1.280 voos foi cancelado nesse período pela Iberia, Iberia Express, Vueling e Air Nostrum. A maioria dos passageiros foi realocada em voos de outras transportadoras.
A Iberia, que cancelou 431 voos nesta semana, disse que acomodou 95% dos 40 mil passageiros afetados pela greve.
Não houve incidentes relevantes no começo da greve nos aeroportos da Espanha, segundo representantes da Iberia e do gestor aeroportuário Aena.
A Iberia e os representantes dos trabalhadores chegaram a acordo em 21 de fevereiro para aceitar um mediador na disputa trabalhista, mas os sindicatos disseram que manteriam as paralisações e a companhia afirmou que continuaria com as demissões em massa.
As greves contra o plano de ajuste começaram em 22 de fevereiro."


Fonte: Gazeta do Povo

Agilidade para as causas trabalhistas (Fonte: Correio Braziliense)


"Dois anos depois de assumir o comando do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o ministro João Oreste Dalazen passará o cargo amanhã para o colega Carlos Alberto Reis de Paula. O atual mandatário da Corte avalia que seu sucessor tem todos os predicados para exercer a “espinhosa atribuição”. Em entrevista, Dalazen fez um balanço de sua gestão e citou como principal feito à frente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) a implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho. Ele ressaltou também as campanhas voltadas para a redução de acidentes durante o expediente e a criação do banco nacional dos devedores trabalhistas, que impede empresas que não estão em dia de disputarem licitações.
“Temos um balanço que considero auspicioso. Cumpre destacar nesses dois anos de gestão a realização do maior projeto de que se tem notícia no mundo de substituição de processo físico em papel pelo processo eletrônico. Trata-se da substituição de mais de 2 milhões de processos trabalhistas por ano”, observa o ministro.
Segundo ele, havia mais de 40 diferentes sistemas utilizados pela Justiça trabalhista no Brasil. O efeito disso era que um processo com origem em uma localidade não era reconhecido quando remetido a outra vara ou tribunal, o que acarretava na necessidade do uso de processos físicos. Agora, segundo Dalazen, os 24 tribunais regionais do Trabalho (TRTs) estão integrados, assim como 352 das 1.454 varas trabalhistas brasileiras. “Até o fim de 2013, o processo eletrônico já estará em 1,1 mil varas”, estima..."

Fonte: Correio Braziliense

Associações de juízes criticam Barbosa (Fonte: O Globo)


"Para ministro, mentalidade de magistrados é "pró-impunidade"
A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) divulgaram anteontem nota pública em que classificam de "preconceituosa, generalista, superficial e, sobretudo, desrespeitosa" a declaração do ministro Joaquim Barbosa, que preside o Supremo Tribunal Federal (STF), a jornalistas estrangeiros.
Na última quinta-feira, Barbosa, durante uma entrevista coletiva, declarou que os juízes brasileiros têm mentalidade "mais conservadora, pró-status quo, pró-impunidade". O ministro disse ainda que os integrantes do Ministério Público seriam "rebeldes, contra status quo, com pouquíssimas exceções".
Segundo a nota, "partindo de percepções preconcebidas, o ministro Joaquim Barbosa chega a conclusões que não se coadunam com a realidade vivida por milhares de magistrados brasileiros, especialmente aqueles que têm competência em matéria penal".
As entidades disseram ainda que "a comparação entre as carreiras da magistratura e do Ministério Público, no que toca à "mentalidade", é absolutamente incabível, considerando-se que o Ministério Público é parte no processo penal, encarregado da acusação, enquanto a magistratura - que não tem compromisso com a acusação nem com a defesa - tem a missão constitucional de ser imparcial, garantindo o processo penal justo".
Assinada pelos presidentes das associações, a nota diz que "a Ajufe, a AMB e a Anamatra esperam do ministro Barbosa comportamento compatível com o alto cargo que ocupa, bem como tratamento respeitoso aos magistrados brasileiros, qualquer que seja o grau de jurisdição."

Fonte: O Globo

Governo e teles negociam espaço para 4G (Fonte: Valor)


"O governo brasileiro continua decidido a cobrar uma contrapartida das operadoras que passarem a usar a faixa de 700 megahertz (MHz), atualmente ocupada pela TV aberta. A proposta governamental é que essa faixa seja destinada aos serviços móveis de quarta geração (4G), para melhorar o acesso à internet em banda larga.
O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, João Rezende, disse que, como se trata de uma faixa de frequência importante, as teles terão que oferecer alguma compensação aos radiodifusores.
A faixa está livre em cerca de 4,9 mil municípios. "Mas em cerca de 600 cidades de maior porte teremos de remanejar os canais que vão do 52 ao 69", afirmou Rezende.
A expectativa do governo é que as teles invistam em "backbones" (rede principal para transporte de dados) de longa distância e em redes de alta capacidade em regiões metropolitanas. "A União pretende usar a faixa de 700 MHz como moeda de troca para melhorar tanto a cobertura de dados quanto acelerar a digitalização da TV aberta. Quem vai bancar essa migração é quem quer ocupar a faixa", afirmou o presidente da Anatel.
Segundo Rezende, o governo já admite a possibilidade de trocar a arrecadação financeira do leilão de 700 MHz por investimento em infraestrutura. Mas ainda é preciso saber qual valor será reservado à migração para a TV digital. "Queremos avançar um pouco mais na cobertura que está sendo feita em 2,5 G, chegando inclusive às estradas federais, com a instalação de pontos para captação do sinal", disse..."

Fonte: Valor

OEA tenta evitar implosão da CIDH (Fonte: O Estado de S.Paulo)


"A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) espera contornar definitivamente a reforma draconiana em suas regras durante a Assembleia-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), dia 22, na Guatemala. Brasil e Bolíviajá se deram por satisfeitos com as mudanças internas propostas pela própria CIDH e, com isso, minaram o objetivo da Venezuela de implodir a instituição.
Apenas Venezuela, Equador e Nicarágua insistem em arrancar os poucos dentes da instituição em uma reforma a ser ditada pelos membros da OEA. Um grupo de trabalho elaborou projeto de 53 mudanças. Cada uma das sugestões foi respondida, em outubro, pela CIDH. Parte delas foi incorporada, como meio de "fortalecer" a instituição. A maioria dos membros da OEA, agora, considera essas mudanças internas suficientes.
"O Brasil emitiu a mensagem de que não quer mais dinamitar o sistema ao manifestar-se atendido e satisfeito com o que a comissão fez. E o disse em público, o que é um sinal muito valioso para nós", declarou Emílio Álvarez, secretário-geral da CIDH. "Isso supõe que o Brasil não vai mais pressionar pela a reforma da CIDH nem de seu estatuto."
O recuo do Brasil, segundo o Itamaraty, ocorreu em razão da iniciativa da CIDH de fazer os ajustes nas suas regras de ação. A rigor, o principal instrumento da comissão para forçar os países a atender seus apelos, as medidas cautelares, será preservado. No entanto, segundo um diplomata brasileiro, esse instrumento se tornará imune a impulsos personalistas de comissários da instituição, como ocorreu no caso da medida cautelar que determinou a paralisação das obras da usina hidrelétrica de Belo Monte, em abril de 2011.
Esse episódio fez o governo brasileiro a levar adiante a agenda de reforma da CIDH. Além disso, o Brasil suspendeu, em 2011, o pagamento de sua cota anual à OEA e chamou a Brasília o seu então embaixador na organização, Ruy Casaes..."

Servidores querem driblar o Funpresp (Fonte: Correio Braziliense)


"Seis carreiras se movimentam para garantir aposentadoria integral. O governo abriu brecha para que o benefício fosse questionado.
Por um cochilo do governo, ao não incluir na Medida Provisória que criou a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp), a revogação de leis antigas que garantiam aposentadoria especial a algumas categorias, pelo menos seis carreiras do serviço público poderão manter o benefício a futuros concursados. Da forma como está a situação hoje, apenas os policiais civis, federais e rodoviários teriam direito ao salário integral ao saírem da ativa. Mas o relator do Projeto de Lei Complementar (PLP) 554/10, deputado Roberto Policarpo (PT-DF), quer estender a regalia a oficiais de Justiça, policiais do Legislativo e agentes de segurança do Judiciário. Caso a porteira seja aberta, os fiscais da Receita Federal e do Trabalho estão prontos para aderir ao trem da alegria.
A tentativa dos servidores de manter privilégios causou constrangimento no Palácio do Planalto, que vê no Funpresp uma forma legítima de pôr fim à aposentadoria integral para os novos funcionários públicos. O governo alega que não há mais como a sociedade cobrir, por meio de impostos elevados, um rombo anual de que passa de R$ 60 bilhões na Previdência pública. Na semana passada, o senador Humberto Costa (PT-PE) esteve com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para intermediar uma conversa com os policiais. Mas nenhum sinal positivo de apoio foi dado pela auxiliar da presidente Dilma Rousseff.
O Funpresp entrou em operação em fevereiro deste ano, mesmo tendo sido aprovado em 2003, início do primeiro mandato de Lula. Mas os lobbies contrários do funcionalismo atrasaram a sua regulamentação. Com ele, aqueles que ingressarem no serviço público terão aposentadoria garantida até o teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), atualmente de R$ 4.159, como ocorre no setor privado. Caso queiram um benefício maior, terão de contribuir com o fundo complementar..."

Fonte: Correio Braziliense

Registro Sindical: Íntegra e análise preliminar da Portaria N.º 326, do MTE, publicada hoje no DOU

Hoje (04.03.2013) foi publicada no DOU a Portaria n. 326, que reformula o Registro Sindical, e que foi objeto de diversas reuniões entre o MTE e as centrais sindicais.
A nova Portaria certamente será objeto de muitas polêmicas. Nos próximos dias faremos análise detalhada da nova Portaria para as entidades sindicais que assessoramos. De todo modo, adianto algumas respostas a questões que temos recebido nos últimos dias:
FEDERAÇÕES E CONFEDERAÇÕES: Ao contrário do que vem sendo noticiado por alguns órgãos da imprensa, a Portaria n. 186 continua valendo para os procedimentos de pedidos de registro e de alteração estatutária de entidades de grau superior. 
A nova Portaria n. 326 se aplica somente aos pedidos de registro das entidades sindicais de primeiro grau. 
Destaco algo que deve receber a atenção imediata das entidades sindicais de primeiro grau com quaisquer processos em tramitação no MTE: a nova Portaria n. 326 se aplica aos processos em curso no Ministério.
Finalmente, uma notícia para diminuir a ansiedade e preocupação de nossos clientes e leitores: a nova Portaria n. 326 somente entrará em vigor em 30 dias após a sua publicação. Ou seja: as entidades sindicais de primeiro grau com processos em curso no MTE tem cerca de um mês para se adequarem às  diversas modificações hoje publicadas.
Segue abaixo a íntegra da nova Portaria. Agradeço muitíssimo o envio de quaisquer comentários à nova Portaria para meu email maxgarcez@advocaciagarcez.com.br ,  a fim de que tal troca de idéias possa enriquecer o artigo que publicarei em breve sobre o novo Registro Sindical.
Atenciosamente,
Maximiliano Nagl Garcez
Advocacia Garcez


MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO 

GABINETE DO MINISTRO 

PORTARIA N.º 326, DE 1º DE MARÇO DE 2013  

Dispõe sobre os pedidos de registro das entidades sindicais de primeiro grau no Ministério do Trabalho e Emprego. 

O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO, no uso das suas atribuições legais e tendo em vista o disposto no Art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição, no TÍTULO V da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e na Súmula nº 677, do Supremo Tribunal Federal, resolve:

Art. 1º Os procedimentos administrativos relacionados com o registro de entidades sindicais de primeiro grau no Ministério do Trabalho e Emprego - MTE serão os previstos nesta Portaria.

TÍTULO  I - DOS PEDIDOS

CAPÍTULO  I - DOS SINDICATOS

SEÇÃO I - Da solicitação de registro sindical

Art. 2º Para a solicitação de registro sindical a entidade deverá possuir certificado digital e acessar o Sistema do Cadastro Nacional de Entidades Sindicais - CNES, disponível no endereço eletrônico www.mte.gov.br, e seguir as instruções ali constantes para a emissão do requerimento de registro, após a transmissão eletrônica dos dados.

Art. 3º Após a transmissão eletrônica dos dados, o interessado deverá protocolizar na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego - SRTE ou Gerências da Unidade da Federação onde se localiza a sede da entidade sindical, os seguintes documentos, no prazo de trinta dias:

 I - requerimento original gerado pelo Sistema, transmitido por certificação digital e assinado pelo representante legal da entidade;

 II - edital de convocação dos membros da categoria para assembleia geral de fundação ou ratificação de fundação da entidade, do qual conste o nome e o endereço do subscritor, para correspondência, bem como indicação nominal de todos os municípios, Estados e categoria ou categorias pretendidas, publicado no Diário Oficial da União - DOU e em jornal de grande circulação na base territorial, que deverá atender também ao seguinte: a) intervalo entre as publicações no DOU e em jornal de grande circulação não superior a cinco dias; b) publicação com antecedência mínima de vinte dias da realização da assembleia, para as entidades com base municipal, intermunicipal ou estadual, e de quarenta e cinco dias para as entidades com base interestadual ou nacional, contados a partir da última publicação; c) publicação em todas as Unidades da Federação - UF, quando se tratar de entidade com abrangência nacional, e nos respectivos Estados abrangidos, quando se tratar de entidade interestadual;

 III - ata da assembleia geral de fundação ou de ratificação de fundação da entidade, onde deverá constar a base territorial, a categoria profissional ou econômica pretendida, acompanhada de lista de presença contendo a finalidade da assembleia, a data, o horário e o local de realização e, ainda, o nome completo, o número de registro no Cadastro de Pessoas Físicas - CPF, razão social do empregador, se for o caso, e assinatura dos presentes;

 IV - ata de eleição e apuração de votos da diretoria, com a indicação da forma de eleição, número de votantes, chapas concorrentes com a respectiva votação, votos brancos e nulos e o resultado do processo eleitoral;

V - ata de posse da diretoria, com a indicação da data de início e término do mandato, devendo constar, sobre o dirigente eleito: a)nome completo; b)número de inscrição no CPF; c)função dos dirigentes da entidade requerente; d)o número de inscrição no Programa de Integração Social ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PIS/Pasep, quando se tratar de entidades laborais; e) o número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ da empresa representada, quando de entidades patronais; f) o número de inscrição no respectivo conselho profissional, quando de entidades de profissionais liberais; e g) o número de inscrição na prefeitura municipal, quando de entidades de trabalhadores autônomos ou de profissionais liberais, na hipótese de inexistência do respectivo conselho profissional.

 VI - no caso de dirigente de entidade laboral, cópia das páginas da Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS onde conste: a) o nome e foto do empregado; b) a razão social e CNPJ do atual ou último empregador; e c) o contrato de trabalho vigente ou o último.

 VII - estatuto social, aprovado em assembleia geral, que deverá conter objetivamente a categoria e a base territorial pretendida, não sendo aceitos os termos como afins, conexos e similares, entre outros;

 VIII - comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União - GRU, relativo ao custo das publicações no DOU, conforme indicado em portaria específica, devendo nele constar a razão social e o CNPJ da entidade requerente e utilizar as seguintes referências: UG 380918, Gestão 00001 e Código de recolhimento 68888-6, referência 38091800001-3947;

 IX - comprovante de inscrição do solicitante no CNPJ, com natureza jurídica de Entidade Sindical;

 X - comprovante de endereço em nome da entidade; e XI - qualificação do subscritor ou subscritores do edital a que se refere o inciso II, contendo: a)nome completo; b)número de inscrição no CPF; c)número de inscrição no PIS/Pasep, no caso de entidade laboral; d)número de inscrição no CNPJ, quando se tratar de entidades patronais; e)número de inscrição no conselho profissional, quando se tratar de entidades de profissionais liberais; e f)número de inscrição na prefeitura municipal, quando se tratar de entidades de trabalhadores autônomos ou de profissionais liberais, na hipótese de inexistência do respectivo conselho profissional.

§1º No caso de entidades rurais, os documentos listados no inciso V, alíneas "d" e "e", e inciso XI, alíneas "c" e "d", poderão ser substituídos pelo número da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - DAP/Pronaf expedida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, pelo número da inscrição no Cadastro de Segurados Especiais do Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS ou de inscrição no Cadastro do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra.

§2º Não sendo apresentados os documentos no prazo a que se refere este artigo, o requerimento eletrônico será automaticamente cancelado e o interessado deverá refazer o requerimento.

SEÇÃO  I - Da fusão

Art. 4º Será considerada fusão, para os fins de registro sindical, a união de duas ou mais entidades sindicais destinadas à formação de uma nova com a finalidade de suceder-lhes em direitos e obrigações, e resultará na soma das bases e categorias dessas entidades. Parágrafo único. O deferimento da solicitação de fusão importará no cancelamento dos registros sindicais preexistentes.  

Art. 5º Para a solicitação de fusão os sindicatos interessados deverão proceder na forma do Art. 2º e 3º, caput e incisos I, V, VI, VIII e IX do Art. 3º, com a juntada dos documentos a seguir:

 I - editais de convocação de assembleia geral específica de cada sindicato, para autorização da fusão, publicados com intervalo não superior a cinco dias no DOU e em jornal de grande circulação nas respectivas bases territoriais, com a antecedência mínima prevista nos estatutos de cada entidade;

 II - edital de convocação conjunta dos membros das categorias, subscrito pelos representantes legais dos respectivos sindicatos, para a assembleia geral de fusão, do qual conste a indicação nominal de todos os municípios, Estados e categorias a serem fundidas, publicados na forma do inciso II do Art. 3º;

 III - ata das assembleias gerais que autorizaram e que decidiram pela fusão, respeitados os quóruns estatutários, acompanhadas das respectivas listas de presença, contendo finalidade, data, horário e local de realização e, ainda, o nome completo, número do CPF, a razão social do empregador, se for o caso, e a assinatura dos presentes;

 IV - ata de eleição e apuração de votos da nova diretoria, com a indicação da forma de eleição, número de sindicalizados, do número de sindicalizados aptos a votar, do número de votantes, das chapas concorrentes com a respectiva votação, dos votos brancos e nulos e do resultado do processo eleitoral;

 V - estatuto social, aprovado na assembleia geral a que se refere o inciso II deste artigo, que deverá conter as categorias e base territorial objeto da fusão, não sendo aceitos termos como afins, conexos e similares, entre outros; e

 VI - comprovante de endereço em nome da nova entidade. Parágrafo único. Não havendo previsão estatutária de prazo mínimo para convocação das assembleias de que trata o inciso II deste artigo, deverão ser observados os prazos previstos na alínea "b" do inciso II do Art. 3º desta Portaria.

SEÇÃO  II - Da solicitação de registro de alteração estatutária

Art. 6º Para os fins de registro sindical será considerado registro de alteração estatutária aquele que se refira à mudança na categoria e/ou na base territorial da entidade sindical. §1º. O sindicato que pretenda registrar alteração estatutária deverá, antes, proceder à atualização cadastral nos termos desta Portaria. § 2º As alterações estatutárias de denominação da entidade sindical somente serão deferidas após publicidade para efeito de impugnação, devendo seguir os procedimentos descritos nos artigos 42 e 43 desta Portaria,

Art. 7º Para a solicitação de registro de alteração estatutária, o sindicato deverá possuir certificação digital e acessar o Sistema do CNES, disponível no endereço eletrônico www.mte.gov.br, e seguir as instruções ali constantes para a emissão do requerimento de registro de alteração estatutária, após a transmissão eletrônica dos dados.

Art. 8º Após a transmissão eletrônica dos dados, o sindicato deverá protocolizar na SRTE da UF onde se localiza a sede da entidade sindical ou nas Gerências, além dos previstos nos incisos I e VIII do Art. 3°, os seguintes documentos:

 I - edital de convocação dos membros das categorias e bases representadas e pretendidas para a assembleia geral de alteração estatutária, publicado no DOU e em jornal de grande circulação na base territorial, devendo constar a indicação nominal de todos os municípios, Estados e categorias pretendidas e atender ao seguinte: a) intervalo entre as publicações no DOU e em jornal de grande circulação não superior a cinco dias; b) publicação com antecedência mínima de vinte dias da realização da assembleia, para as entidades com base municipal, intermunicipal ou estadual, e de quarenta e cinco dias para as entidades com base interestadual ou nacional, contados a partir da última publicação; e c) publicação em cada UF, quando se tratar de entidade com abrangência nacional, e nos respectivos Estados abrangidos, quando se tratar de entidade interestadual.

II - ata da assembleia geral de alteração estatutária ou de ratificação, onde deverá constar a base territorial, a categoria profissional ou econômica, o número de trabalhadores ou de empresas representadas, conforme o caso, acompanhada de lista de presença contendo finalidade, data, horário e local de realização e, ainda, o nome completo, número de inscrição no CPF, razão social do empregador, se for o caso, e assinatura dos presentes; e

 III - estatuto social, aprovado na assembleia geral a que se refere o inciso II deste artigo, que deverá conter, objetivamente, a categoria e a base territorial da nova representação.

SUBSEÇÃO  I - Da incorporação

Art. 9º Considera-se incorporação, para fins de registro sindical, a alteração estatutária pela qual uma ou mais entidades sindicais são absorvidas por outra com o objetivo de lhes suceder em direitos e obrigações, permanecendo apenas o registro sindical da entidade incorporadora. Parágrafo único. O deferimento da solicitação de incorporação implicará no cancelamento dos registros sindicais das entidades incorporadas.

Art. 10 Para a solicitação de incorporação os sindicatos interessados deverão proceder na forma do  Art. 3°, caput e incisos I, V, VI e VIII, do Art. 7º e 8º, caput com a juntada dos documentos a seguir:

 I - editais de convocação de assembleia geral específica de cada sindicato, para autorização da incorporação, publicados, com intervalo não superior a cinco dias, no DOU e em jornal de grande circulação nas respectivas bases territoriais, com a antecedência mínima prevista nos estatutos de cada entidade;

 II - edital de convocação conjunta dos membros das categorias, subscrito pelos representantes legais dos respectivos sindicatos, para a assembleia geral de incorporação, do qual conste a indicação nominal de todos os municípios, Estados e categorias objeto da incorporação, publicados na forma do inciso I do Art. 8º;

 III - ata das assembleias gerais que autorizaram e que decidiram pela incorporação, respeitados os quóruns estatutários, acompanhadas das respectivas listas de presença, contendo finalidade, data, horário e local de realização e, ainda, o nome completo, número do CPF, razão social do empregador, se for o caso, e assinatura dos presentes;

 IV - ata de eleição e apuração de votos da nova diretoria, com a indicação da forma de eleição, número de sindicalizados, do número de sindicalizados aptos a votar, do número de votantes, das chapas concorrentes com a respectiva votação, dos votos brancos e nulos e do resultado do processo eleitoral; e

 V - estatuto social, aprovado na assembleia geral a que se refere o inciso III deste artigo, que deverá conter, objetivamente, a categoria e a base territorial da nova representação. Parágrafo único. Não havendo previsão estatutária de prazo mínimo para convocação das assembleias de que trata o inciso II deste artigo, deverão ser observados os prazos previstos na alínea "b" do inciso I do Art. 8º.

CAPÍTULO  II - DA ANÁLISE E DA DECISÃO

SEÇÃO  I - Da análise

Art. 11 Os pedidos de registro serão encaminhados pela sede da SRTE, por meio de despacho, no prazo de trinta dias, contados da data de entrada no protocolo, à Secretaria de Relações do Trabalho - SRT, para fins de análise.

Art. 12 A Coordenação-Geral de Registro Sindical - CGRS, da SRT, fará a análise dos processos recebidos, conforme distribuição cronológica, na seguinte ordem:

 I - o cumprimento das exigências previstas nos artigos 3º, 5º, 8º ou 10, conforme o caso;

 II - a adequação da categoria pleiteada à definição prevista no Art. 511 da CLT;

 III - a existência, no CNES, de outras entidades sindicais representantes da mesma categoria, em base territorial coincidente com a da entidade requerente; e

IV - nos casos de fusão e incorporação sobre se a representação da entidade resultante corresponde à soma da representação das entidades preexistentes. § 1º. Na análise de que trata este artigo, verificada a insuficiência ou irregularidade dos documentos apresentados pela entidade requerente, a SRT a notificará uma única vez para, no prazo improrrogável de dez dias, contados do recebimento da notificação, atender às exigências desta Portaria. § 2º A SRT verificará mensalmente a existência, no Sistema do CNES, de documentação recebida e não enviada para o exame a que se refere o Art. desta Portaria, e requisitará o envio da documentação, se for o caso.

Art. 13. Apresentados os documentos exigidos por esta Portaria e suscitada dúvida técnica sobre a caracterização da categoria pleiteada, a SRT encaminhará de imediato a discussão ao Conselho de Relações do Trabalho - CRT, acompanhada de análise técnica fundamentada, para manifestação na reunião subsequente. Parágrafo único. Recebida a recomendação do CRT, o Secretário de Relações do Trabalho decidirá de forma fundamentada sobre a caracterização da categoria e determinará o prosseguimento do processo de registro sindical.

Art.14 Quando da verificação de que trata o inciso III do artigo 12 constatar-se a existência de conflito parcial de representação, considerar-se-á regular o pedido para fins de publicação, salvo se a base territorial requerida englobar o local da sede de sindicato representante da mesa categoria registrado no CNES.

Art. 15 Quando for constatada a existência de dois ou mais pedidos de registro ou de registro de alteração estatutária com coincidência total ou parcial de base territorial e/ou categoria, procederse-á da seguinte forma:

 I - caso ambos tenham protocolizado a documentação completa, deve-se publicar o pedido pela ordem de data de seu protocolo; ou

 II - nos pedidos de registro sindical ou de registro de alteração estatutária, protocolizados com a documentação incompleta, deverá ser publicado, primeiramente, aquele que completar a documentação.

SEÇÃO  II - Da publicação

Art. 16 Após a análise de que trata o Art. 12, e constatada a regularidade do pedido de registro sindical ou de registro de alteração estatutária, a SRT o publicará no DOU, para fins de publicidade e abertura de prazo para impugnações.

SEÇÃO III - Das Impugnações

SUBSEÇÃO I - Dos requisitos para impugnação

Art. 17 Publicado o pedido de registro sindical ou de registro de alteração estatutária, a entidade sindical de mesmo grau registrada no CNES e a entidade com o processo de pedido de registro sindical publicado no DOU, mesmo que se encontre sobrestado, poderá apresentar impugnação, no prazo de trinta dias, contado da data da publicação de que trata Art. 16, nos termos da Lei n° 9.784, de 1999, diretamente no Protocolo Geral da Sede do MTE, devendo instruí-la com o comprovante previsto no inciso VIII do Art.3° e com os seguintes documentos:

 I - requerimento, que deverá identificar, por meio do CNPJ, a entidade ou entidades conflitantes, indicar a coincidência existente de base territorial e/ou de categoria e se o conflito se encontra no registro ou no pedido em trâmite.

 II - documento comprobatório do registro sindical expedido pelo MTE ou comprovante de publicação do pedido de registro, ressalvada ao interessado a utilização da faculdade prevista no Art. 37 da Lei nº 9.784, de 1999;

 III - estatuto social que comprove a existência do conflito identificado, nos termos do inciso I deste artigo;

 IV - atas de eleição e apuração de votos da diretoria e de posse, na forma do inciso II do Art. 38; e

V - cópia do requerimento de atualização sindical, extraído do endereço eletrônico www.mte.gov.br, devidamente preenchido, assinado e protocolizado no MTE, quando a entidade sindical possuir registro deferido. § 1º A entidade impugnante que estiver com suas informações atualizadas no CNES fica dispensada da apresentação dos documentos previstos nos incisos III, IV e V deste artigo. § 2º As impugnações deverão ser individuais e se referirem a um único pedido de registro.

SUBSEÇÃO II - Da análise das impugnações

Art. 18 As impugnações serão arquivadas pelo Secretário de Relações do Trabalho, após análise pela CGRS, nas seguintes hipóteses:

 I - inobservância do prazo previsto no caput do Art. 17;

 II - insuficiência ou irregularidade dos documentos apresentados, na forma do Art. 17;

 III - não coincidência de base territorial e categoria entre as entidades indicadas como conflitantes;

 IV - perda do objeto da impugnação, ocasionada pela retirada do conflito;

 V - desistência da impugnação pelo impugnante;

 VI - se o impugnante alegar conflito preexistente ao objeto da alteração estatutária;

 VII - se apresentada por diretoria de sindicato com mandato vencido, exceto quando, no momento da impugnação, a entidade comprovar ter protocolizado a atualização de dados de Diretoria, e esta atualização ter sido validada;

 VIII - quando o impugnante deixar de apresentar comprovante de pagamento da taxa de publicação; ou

 IX - na hipótese de impugnação apresentada por entidade de grau diverso da entidade impugnada, salvo por mandato.

§ 1º Na hipótese da invalidação da atualização de diretoria tratada no inciso VII, a impugnação será arquivada.

§ 2º A mudança de sede de entidade sindical preexistente ocorrida após a assembleia de fundação da nova entidade não será considerada para fins de conflito de sede.

Art. 19 Nos casos em que a impugnação recair sobre processos de dissociação e desmembramento, a SRT notificará a entidade impugnada para realizar nova assembleia, no prazo máximo de noventa dias da notificação, para ratificar ou não o pedido, cumprindo os requisitos previstos nos incisos II, III e VII do Art. 3º, no que couber.

Art. 20 As impugnações que não forem arquivadas, conforme disposto no artigo 18, e não se refiram a processos de desmembramento e dissociação, serão remetidas ao procedimento de mediação previsto nos artigos 26 a 28 desta Portaria.

Art. 21 O pedido de desistência de impugnação, assinado por representante legal da entidade impugnante, somente será acolhido se em original, com firma reconhecida, acompanhado da ata da assembleia que decidiu pela desistência, e apresentado diretamente no protocolo geral da sede do MTE.

SEÇÃO  IV - Da Solução de Conflitos

Art. 22 Para os fins desta Portaria, considera-se mediação o procedimento destinado à solução dos conflitos de representação sindical, com o auxílio de um servidor, que funcionará como mediador, para coordenar as reuniões e discussões entre os interessados, buscando solução livremente acordada pelas partes.

Art. 23 Os representantes legais das entidades conflitantes serão notificados, com antecedência mínima de quinze dias da data da reunião, na forma do § 3º do Art. 26 da Lei nº 9.784, de 1999, para comparecimento na reunião destinada à mediação, que será realizada no âmbito da SRT ou da SRTE da sede da entidade impugnada.

§ 1º Não comparecendo pessoalmente, o representante legal poderá designar procurador que deverá apresentar procuração, com poderes específicos para discussão e decisão, com firma reconhecida.

§ 2º O servidor designado iniciará o procedimento previsto no caput deste artigo, convidando as partes para se pronunciarem sobre as bases de um possível acordo.

§ 3º Será lavrada ata da reunião, obrigatoriamente assinada pelo servidor e por representante legal de todas as partes envolvidas presentes, da qual conste, além das eventuais ausências, o resultado da tentativa de acordo.

§ 4º Na hipótese de acordo entre as partes, na ata deverá constar objetivamente a representação de cada entidade envolvida resultante do acordo e o prazo para apresentação, ao MTE, de estatutos que contenham os elementos identificadores da nova representação.

§ 5º Ausentes o impugnante e/ou o impugnado, por motivo de caso fortuito ou de força maior devidamente comprovado, será remarcada a reunião.

§ 6º As reuniões de que trata este artigo serão públicas, devendo a pauta respectiva ser publicada no local de sua realização e no sítio do MTE com antecedência mínima de dez dias da data da sua realização.

§ 7º Deverá ser juntada ao procedimento, além da ata a que se refere o § 3º, lista contendo nome completo, número do CPF e assinatura dos demais presentes na reunião. § 8º Considerar-se-á dirimido o conflito quando for retirado o objeto da controvérsia, conforme disposto no inciso V do Art. 18.

§ 9º Não havendo acordo, a CGRS analisará o possível conflito diante das alegações formuladas na impugnação apresentada e submeterá a questão à decisão do Secretário de Relações do Trabalho que, se reconhecer a existência de conflito, indeferirá o registro da representação conflitante.

§ 10 A ausência dos interessados à reunião de que trata este artigo não ensejará o arquivamento do pedido de registro sindical ou da impugnação.

Art. 24 A qualquer tempo, entidades sindicais envolvidas em conflito de representação poderão solicitar à SRT, ou às SRTE e Gerências da realização de mediação.

SEÇÃO  V - Do deferimento, do indeferimento e do arquivamento

Art. 25 O pedido de registro sindical ou de registro de alteração estatutária será deferido, com fundamento em análise técnica realizada na SRT, às entidades que estiverem com dados atualizados, nos termos desta Portaria, e comprovado o pagamento de GRU, relativo ao custo da publicação no DOU, conforme indicado em portaria ministerial, nas seguintes situações:

 I - decorrido o prazo previsto no Art. 17 sem que tenham sido apresentadas impugnações ao pedido;

 II - arquivamento de todas as impugnações, na forma do Art. 18;

 III - se a entidade impugnada, nos termos do Art. 19, realizar a assembleia e a categoria ratificar o desmembramento ou dissociação;

 IV - após a apresentação do estatuto social da entidade ou das entidades, com as modificações decorrentes do acordo entre os conflitantes;

 V - determinação judicial dirigida ao MTE;

Parágrafo único. Não tendo cumprido o disposto no caput deste artigo, no que se refere à atualização dos dados cadastrais e comprovação do pagamento da GRU, relativo ao custo da publicação no DOU, a CGRS oficiará a entidade para apresentação dos documentos necessários no prazo de trinta dias do recebimento do ofício, sob pena de indeferimento do pedido.

Art. 26 O Secretário de Relações do Trabalho indeferirá o pedido de registro sindical ou o registro de alteração estatutária, com base em análise fundamentada da CGRS, nos seguintes casos:

 I - não caracterização da categoria pleiteada, nos termos do  Art.13;

 II - coincidência total de categoria e base territorial do sindicato postulante com sindicato registrado no CNES;

 III - quando a base territorial requerida englobar o local da sede de sindicato registrado no CNES, representante de idêntica categoria;  

Art. 27 O Secretário de Relações do Trabalho arquivará o pedido de registro sindical ou o registro de alteração estatutária, com base em análise fundamentada da CGRS, nos seguintes casos:

 I - insuficiência ou irregularidade dos documentos apresentados, na forma dos arts. 3º, 5º, 8º ou 10, , quando a entidade requerente, dentro do prazo assinalado no §1º do Art. 12, não suprir a insuficiência ou a irregularidade;

 II - quando o pedido for protocolizado em desconformidade com o caput dos arts. 3º ou 8º, conforme o caso;

 III - se a entidade impugnada, nos termos do Art. 19, não realizar a assembleia ou se a categoria não ratificar o desmembramento ou dissociação; e

 IV - se o interessado deixar de promover os atos que lhe competem, no prazo de noventa dias, caso não haja prazo específico que trate do assunto, após regularmente notificado; e

 V - a pedido da entidade requerente.

SEÇÃO VI - Da Suspensão e do Sobrestamento de processos

Art. 28 Os processos de pedidos de registro sindical ou de registro de alteração estatutária ficarão suspensos, neles não se praticando quaisquer atos, nos seguintes casos:

 I - por determinação judicial dirigida ao MTE;

 II - durante o procedimento de mediação previsto nos arts. 22 a 24;

 III - no período compreendido entre o acordo firmado no procedimento de mediação e a entrega, na SRT, dos respectivos estatutos sociais com as alterações decorrentes do acordo firmado entre as partes;

 IV - durante o prazo previsto no procedimento de ratificação previsto no Art. 19; e

 V - na hipótese de notificação do MTE e verificada a existência de ação judicial ou de denúncia formal criminal que vise apurar a legitimidade de assembleia sindical destinada a instituir, alterar ou extinguir atos constitutivos de entidade sindical.

TÍTULO II - DO REGISTRO

CAPÍTULO  I - DA INCLUSÃO E ANOTAÇÕES NO CNES

Art. 29 Após a publicação do deferimento do pedido de registro sindical ou de registro de alteração estatutária, a SRT incluirá os dados cadastrais da entidade no CNES e expedirá a respectiva certidão.

Art. 30 Quando a publicação de deferimento de registro sindical ou de registro de alteração estatutária resultar na exclusão de categoria e/ou de base territorial de entidade sindical registrada no CNES, a modificação será anotada imediatamente no registro da entidade preexistente, para que conste, de forma atualizada, a sua representação. § 1º A entidade sindical atingida por publicação de deferimento de registro sindical ou de registro de alteração estatutária com conflito parcial de representação será notificada para que apresente, no prazo de 60 dias, novo estatuto social com sua representação atualizada. § 2º Não juntado novo estatuto social, na forma do parágrafo anterior, o registro sindical será suspenso, nos termos do inciso II do Art. 33.

Art. 31 Publicado o deferimento de registro sindical ou de registro de alteração estatutária, com base em acordo firmado nos procedimentos de mediação previstos nesta Portaria, será imediatamente procedida a alteração no CNES da entidade ou entidades sindicais que celebraram o acordo.

Art. 32 Para a fiel correspondência entre o trâmite dos processos de registro sindical e de registro de alteração estatutária e os dados do CNES, neste serão anotados todos os atos praticados no curso dos processos.

CAPÍTULO  II - DA SUSPENSÃO E DO CANCELAMENTO DO REGISTRO SINDICAL

SEÇÃO  I - Da Suspensão

Art. 33 O registro sindical da entidade será suspenso quando:

I - houver determinação judicial dirigida ao MTE.

 II - tiver seu registro anotado, na forma do  Art. 30, e deixar de enviar, no prazo previsto em seu § 1º, novo estatuto social com a representação sindical devidamente atualizada; e

 III - celebrado acordo, com base no procedimento de mediação, deixar de apresentar estatuto social retificado, decorrido o prazo acordado entre as partes, salvo se a categoria, em assembleia, não homologar o acordo firmado.

SEÇÃO  II - Do Cancelamento

Art. 34 O registro sindical ou o registro de alteração estatutária será cancelado nos seguintes casos:

 I - por ordem judicial dirigida ao MTE;

 II - administrativamente, se constatado vício de legalidade no processo de deferimento, assegurados ao interessado o contraditório e a ampla defesa, bem como observado o prazo decadencial, conforme disposições contidas nos arts. 53 e 54 da Lei nº 9.784, de 1999;

 III - a pedido da própria entidade, nos casos de sua dissolução, observadas as disposições estatutárias; ou

 IV - na ocorrência de fusão ou incorporação de entidades sindicais, na forma dos arts. 4º, 5º, 9º e 10. Parágrafo único. Quando a forma de dissolução da entidade sindical não estiver prevista em seu estatuto social, o pedido de cancelamento do registro no CNES deverá ser instruído com os seguintes documentos:

 I - edital de convocação dos membros da categoria para a assembleia geral específica com a finalidade de deliberar acerca do cancelamento do registro sindical, publicado nos termos do inciso II do  Art. 2º desta Portaria; e

 II - ata de assembleia geral específica da categoria para fins de deliberação acerca da autorização para o cancelamento do registro sindical, entre outros assuntos deliberados, acompanhada de lista de presença contendo a finalidade da assembleia, data, horário e local de realização e, ainda, o nome completo, número de inscrição no CPF, número de inscrição no CNPJ, no caso de representantes de entidades patronais, e assinatura dos presentes.

Art. 35 O cancelamento do registro de entidade sindical deverá ser publicado no DOU e anotado, juntamente com o motivo, no CNES, cabendo o custeio da publicação ao interessado, se for a pedido, em conformidade com o custo da publicação previsto em portaria específica. CAPÍTULO  III - DA ATUALIZAÇÃO DOS DADOS CADASTRAIS

Art. 36 As entidades sindicais deverão manter atualizados no CNES o endereço, a denominação, os dados de diretoria e, quando houver, os dados de filiação.

Art. 37 Para a atualização, a entidade deverá possuir certificação digital, acessar o Sistema do CNES, disponível no endereço eletrônico www.mte.gov.br, e seguir as instruções ali constantes para a emissão do requerimento de atualização, após a transmissão eletrônica dos dados.

Art. 38 Após a transmissão eletrônica dos dados, o interessado deverá protocolizar na SRTE da UF onde se localiza a sede da entidade sindical, em suas Gerências ou no protocolo geral do MTE, além do requerimento original gerado pelo Sistema assinado pelo representante legal da entidade, os seguintes documentos:

 I - de localização - comprovante de endereço em nome da entidade;

 II - de denominação - ata da assembléia que decidiu pela alteração da denominação, acompanhada de estatuto atualizado;

 III - de diretoria - Ata de eleição e apuração de votos da diretoria e ata de posse, na forma dos incisos IV, V e VI do Art. 3º; e

 IV - de filiação - Ata da assembleia, de reunião de direção ou do Conselho de Representantes que decidiu pela filiação.

§ 1º Na hipótese tratada no inciso II deste artigo, verificada a correspondência da denominação com a representação deferida pelo MTE será dada publicidade para fins de impugnação, nos termos do Capítulo II do TÍTULO I desta Portaria; não havendo correspondência, o pedido será indeferido e a solicitação invalidada.

§ 2º O pedido será deferido e a solicitação validada caso não haja impugnação.

Art. 39 Na hipótese de emancipação de município, a entidade sindical preexistente na área emancipada deverá promover atualização do estatuto e solicitar a modificação do seu cadastro por meio de requerimento protocolado na SRTE ou Gerências da unidade da Federação onde se localiza a sua sede, juntando ata da assembleia, nos termos do estatuto vigente, acompanhada de lista dos presentes, estatuto social e cópia da Lei Estadual que regulamentou a criação do município emancipado.

Parágrafo único. Após o decurso do prazo de três anos, a contar da emancipação do município, caso a entidade sindical preexistente não tenha procedido na forma descrita no caput, o acréscimo da base territorial deverá ocorrer por meio de pedido de registro de alteração estatutária, na forma do Art. 8º desta portaria.

TÍTULO  III - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 40 É dispensável a assinatura manuscrita nos requerimentos, quando o titular ou o responsável pelo certificado digital for a pessoa indicada pela entidade sindical como seu representante no CNES.

Art. 41 Na hipótese de dissociação e/ou de desmembramento, os editais a que se refere esta Portaria deverão expressar tal interesse, com a indicação do CNPJ e da razão social de todas as entidades atingidas.

 I - Considera-se dissociação o processo pelo qual uma entidade sindical com representação de categoria mais específica se forma a partir de entidade sindical com representação de categorias ecléticas, similares ou conexas;

 II - Será considerado desmembramento, o destacamento da base territorial de sindicato preexistente.

Art. 42 Os documentos relacionados nesta Portaria serão apresentados em originais, cópias autenticadas ou cópias simples, estas últimas serão apresentadas juntamente com os originais para conferência e visto do servidor, exceção feita aos comprovantes de pagamento da GRU, relativo ao custo das publicações no DOU, que deverão ser apresentados em original. § 1º Os estatutos sociais e as atas deverão, ainda, estar registrados no cartório da comarca da sede da entidade requerente. § 2º Não será admitida a apresentação dos documentos de que trata o caput, por fax, via postal, correio eletrônico ou outro meio que não os estabelecidos nesta Portaria.

Art. 43 Os processos administrativos de registro sindical e de registro de alteração estatutária deverão ser concluídos no prazo máximo de cento e oitenta dias, contados do recebimento dos autos na CGRS, ressalvados os prazos para a prática de atos a cargo do interessado, devidamente justificados nos autos.

Art. 44 A contagem dos prazos previstos nesta Portaria será feita na forma prevista no Capítulo XVI da Lei nº 9.784, de 1999, ressalvadas as disposições em contrário.

Art. 45 Serão lançados em ordem cronológica no CNES e juntados aos autos do pedido de registro todos os atos referentes ao processo. § 1º Todas as decisões administrativas serão realizadas com base em análise técnica da CGRS. § 2º As decisões de abertura de prazo para impugnação, arquivamento de impugnação, encaminhamento para mediação, suspensão, sobrestamento, deferimento, indeferimento e revisão desses atos serão publicadas no DOU. § 3º Das decisões poderá o interessado apresentar recurso administrativo, na forma do Capítulo XV da Lei nº 9.784, de 1999.

Art. 46 Caberá aos interessados promover as diligências necessárias junto ao Poder Judiciário a fim de que o MTE seja notificado para cumprimento de decisão judicial. 11 Parágrafo único. Se uma decisão judicial com trânsito em julgado repercutir sobre o registro sindical existente no CNES, ainda que uma autoridade do MTE ou a União não tenham participado do processo judicial, a entidade interessada poderá juntar ao processo administrativo de registro sindical certidão original de inteiro teor do processo judicial, expedida pelo Poder Judiciário, para fins de análise e decisão.

Art. 47 Não será permitida a tramitação simultânea de mais de uma solicitação de registro sindical, de registro de alteração estatutária, de fusão ou de incorporação, de uma mesma entidade.

Art. 48 Na fusão ou incorporação de entidades sindicais, a publicação do cancelamento do registro das entidades envolvidas ocorrerá simultaneamente com a publicação do deferimento do pedido.

Art. 49 Quando da aplicação dos dispositivos desta Portaria ensejar dúvida de cunho técnico ou jurídico, o Secretário de Relações do Trabalho expedirá enunciado que expresse o entendimento da Secretaria sobre o tema, que vinculará as decisões administrativas sobre a matéria no âmbito deste Órgão. §1º A edição do enunciado em registro sindical será objeto de processo administrativo específico, que contará com manifestação técnica e jurídica, quando for o caso, e será concluída por decisão administrativa; § 2º Quando a edição do enunciado de que trata o caput deste artigo demandar a solução de dúvida de natureza jurídica, os autos deverão ser enviados a Consultoria Jurídica, para pronunciamento, nos termos regimentais; § 3º Aprovado o enunciado administrativo, a SRT promoverá a sua publicação e ampla divulgação, inclusive, no sítio eletrônico do MTE.

TÍTULO  IV - DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS

Art. 50 Os procedimentos de pedidos de registro e de alteração estatutária de entidades de grau superior continuam a ser regidos pela Portaria nº 186, de 10 de abril de 2008.

Art.51 As disposições desta Portaria aplicam-se a todos os processos em curso neste Ministério.

Art. 52 Esta Portaria entra em vigor 30 dias após a sua publicação.

CARLOS DAUDT BRIZOLA 

(DOU 04.03.2013, Seção I, pág. 72)