segunda-feira, 15 de abril de 2013

Projeto da desaposentadoria opõe governo e 700 mil trabalhadores (Fonte: Gazeta do Povo)

"Aprovada pelo Senado na última quarta-feira, a chamada “desaposentadoria” pode beneficiar entre 600 mil e 700 mil trabalhadores. Pelo projeto, aposentados que voltaram a trabalhar poderão, mediante a renúncia ao benefício atual, solicitar o recálculo e aumentar o seu valor. Apesar de divergirem se essa é a melhor forma de corrigir a injustiça com esse grupo de pessoas, especialistas afirmam que não se pode mais admitir que aposentados que continuam na ativa sejam obrigados a contribuir com a Previdência e não recebam nada em troca. O governo federal, porém, já deu sinais de que fará de tudo para a proposta não avançar.
Já assegurado aos servidores públicos, o mecanismo previsto no projeto do senador gaúcho Paulo Paim (PT) pretende oferecer um “tratamento mais igualitário” aos trabalhadores da iniciativa privada. De acordo com a proposta, qualquer pessoa que já esteja aposentada pelo INSS e volte a trabalhar, começando uma nova contribuição, pode pedir a desaposentadoria para aumentar seu benefício.
A opção pode ser feita a qualquer momento e, em tese, o recálculo ocorreria no mesmo dia da renúncia ao valor anterior. Para o recálculo, serão levadas em consideração a nova contagem do tempo de contribuição, a idade do trabalhador e a expectativa de vida do beneficiado..."

Íntegra: Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário