segunda-feira, 15 de abril de 2013

MPF aciona 27 frigoríficos por abate de animais de áreas desmatadas e com trabalho escravo na Amazônia (Fonte: MPF)

"Coletiva de imprensa será realizada nesta segunda, às 14h, na sede do órgão em Cuiabá
O Ministério Público Federal está acionando judicialmente 27 frigoríficos que não assinaram o termo de ajustamento de conduta para a regularização da cadeia produtiva da carne. O acordo previa que os frigoríficos se comprometeriam a deixar de abater e comercializar animais oriundos de áreas embargadas pelo Ibama por desmatamento ilegal, fazendas localizadas dentro de terras indígenas ou que constam da lista suja do trabalho escravo. O prazo para a assinatura encerrou no dia cinco de abril.
O cruzamento de dados das guias de transporte de animais, que trazem a informação do local de origem do animal e o destino para o abate, identificou que esses frigoríficos compraram animais de fazendas em situação irregular de desmatamento, sem licenciamento ambiental, constantes da lista suja do trabalho escravo e localizadas dentro de terra indígena.
As ações propostas pelo MPF em Mato Grosso, Amazonas e Rondônia fazem parte de uma ampla atuação pela regularização da cadeia produtiva da carne nos Estados da Amazônia brasileira.
Agenda - A coletiva será realizada na sede do Ministério Público Federal em Cuiabá, às 14h, com a participação dos procuradores da República que integram o Grupo de Trabalho Amazônia (GT Amazônia).
O endereço é rua Estevão de Mendonça, 830, esquina com a avenida Getúlio Vargas, bairro Quilombo."

Fonte: MPF

Nenhum comentário:

Postar um comentário