segunda-feira, 15 de abril de 2013

CAMPANHA PARA EXPRESSAR A LIBERDADE APROVARÁ PROJETO DE INICIATIVA POPULAR (Fonte: Barão de Itararé)

"O documento que proporá uma nova regulamentação para a comunicação do país está em fase de elaboração e ainda receberá os apontamentos das entidades. Após sua aprovação, seguirá para ampla divulgação e coleta de assinaturas.
A campanha “Para Expressar a Liberdade” realizará sua plenária nacional no próximo dia 19 de abril, em São Paulo, para apresentar e aprovar o projeto de iniciativa popular de um novo marco regulatório das comunicações e organizar a pauta nacional de divulgação do documento. O projeto é uma iniciativa da sociedade civil frente à paralisação do governo federal em dar início à criação de um novo marco legal para regulamentar o setor.
O documento, que está em fase de elaboração, receberá os apontamentos das entidades participantes da campanha entre os dias 2 e 16 de abril, e, durante a plenária nacional, será avaliado e aprovado. Após isso, será divulgado amplamente no país para a coleta de assinaturas.
Estão previstas as datas de 26 de abril, aniversário da TV Globo, e primeiro de maio, dia do trabalhador, para a realização das atividades de promoção nacional do tema da democratização da comunicação e do início de coleta de assinaturas do projeto de lei. Para isso, estão envolvidos na campanha diversos setores da sociedade, de movimentos sociais, partidos, sindicatos e outros.
O projeto de inciativa popular é o principal instrumento político de ação e de pressão para o avanço e conscientização da sociedade quanto à renovação da legislação. Foi definido como ação prioritária na última plenária nacional do movimento, realizada em dezembro de 2009. O Código Brasileiro de Telecomunicações, que regulamenta o setor atualmente, é datado de 1962. Não atende nem as novas demandas tecnológicas, nem as mudanças que ocorreram desde então na sociedade brasileira.
O objetivo é envolver e conscientizar todos os cidadãos e cidadãs e todos setores da sociedade brasileira sobre a busca por uma liberdade de expressão como direto de todos, como dita a Constituição Federal Brasileira, e explicar a necessidade da renovação do marco que regulamenta a Comunicação no país.
A plenária, que será aberta ao público, acontecerá das 9h30 às 18 horas, no Sindicato dos Engenheiros (Rua Genebra, 25)."

Nenhum comentário:

Postar um comentário