quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Por vias tortas, holding vira a Petrobras do setor ( Fonte: Valor)


"Não faz muito tempo que um executivo da Eletrobras disse que a holding do setor elétrico brasileiro estava a caminho de se tornar "a Petrobras do setor elétrico". Os tempos eram outros, o preço da ação Petrobras não havia caído ainda ao ponto de constranger a atual presidente da companhia.
A Eletrobras era o primo pobre, desprezada na bolsa, ridicularizada no setor. Seu valor de mercado há muito tempo não chega nem perto de seu valor contábil, uma distorção que fala horrores sobre o que os investidores pensam do futuro da empresa. A Petrobras só entrou nessa categoria há pouco, em meados do ano passado, engolida pela ressaca gigantesca da maior capitalização da história.
O executivo da Eletrobras tinha boas intenções quando se espelhava no primo rico. A empresa, de fato, começou uma reestruturação para tentar controlar suas "descontroladas". Está fazendo um trabalho de arrumação interna para negociar suas ações no mercado americano, o que trouxe alguma roupa suja para ser lavada em público. Mas era o que tinha que ser feito para dar credibilidade à empresa.
O que ela não esperava era receber uma mãozinha (pesada) do governo. O analista Ricardo Corrêa, da Ativa Corretora, em entrevista à repórter Marta Nogueira, colocou a Eletrobras no seu novo patamar: "Teremos outra estatal trabalhando para a redução das taxas de inflação". A situação, lembrou ele, é semelhante a da Petrobras, quando não repassa os efeitos da oscilação do preço do petróleo no mercado internacional.
Por vias tortas, a Eletrobras chegou lá."

Extraído de https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/9/13/por-vias-tortas-holding-vira-a-petrobras-do-setor/?searchterm=Por%20vias%20tortas,%20holding%20vira%20a%20Petrobras%20do%20setor

Nenhum comentário:

Postar um comentário