quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Eletrobrás vai acelerar corte de custos (Fonte: O Estado de S.Paulo)


"Diante a expectativa de que as medidas anunciadas pelo governo para reduzir as tarifas de energia no País impactem negativamente os negócios da Eletrobrás, a empresa decidiu acelerar seus planos para reduzir custos e aumentar receitas.
Ontem, o presidente da companhia, José da Costa Carvalho Neto, reconheceu que o pacote terá repercussão "significativa" nos negócios da estatal, durante teleconferência com analistas.
"Estamos cientes da necessidade de tomarmos as medidas necessárias para a mitigação dos impactos", disse. Ele não quis estimar em quanto os resultados da companhia seriam afetados, justificando que o governo não divulgou dados importantes para a empresa fechar essa conta.
O mercado reagiu mal ao anúncio do governo e a ação ordinária (ON, com direito a voto) da Eletrobrás recuou mais de 5% ontem. O Itaú BBA projetou que, no caso da Eletrobrás, o ressarcimento pode ficar em R$ 11,1 bilhões, 16% abaixo da projeção inicial, que era de R$ 13,2 bilhões.
Segundo operadores, a percepção do mercado é de que as medidas foram piores do que se esperava. Entre surpresas negativas está a indefinição sobre o cálculo para ressarcimento de ativos não depreciados para concessões que serão renovadas sob novas bases e a inclusão de usinas que teriam o primeiro vencimento de suas concessões no pacote.
Entre os medidas que a Eletrobrás vai implementar para reduzir os impactos negativos do pacote, Carvalho Neto citou, de forma vaga, reestruturação organizacional, sistematização de processos "de forma sinérgica e integrada" e a elaboração de uma engenharia financeira "conveniente"."

Extraído de http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/9/13/eletrobras-vai-acelerar-corte-de-custos/?searchterm=

Nenhum comentário:

Postar um comentário