quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Medida permite eliminar risco cambial de Itaipu (Fonte: Valor)


"As mudanças promovidas pelo pacote do setor elétrico incluíram a possibilidade do governo excluir os riscos de variação cambial atrelados à compra da energia gerada pela hidrelétrica binacional de Itaipu. A medida provisória publicada ontem garante que os pagamentos realizados pela Eletrobras para compra de eletricidade de Itaipu não serão alterados. No entanto, a União poderá celebrar contratos com a Eletrobras - que atua como agente comercializador de energia com a usina - "com a finalidade de excluir os efeitos da variação cambial da tarifa", desde que preservadas as atuais condições dos fluxos econômicos e financeiros da Eletrobras.
A energia gerada por Itaipu, que tem como sócio o governo do Paraguai, é negociada com a Eletrobras em dólar. Ao deixar de comprar por meio da moeda americana, a União vai se basear exclusivamente na moeda brasileira, evitando variações do preço entregue ao mercado. A usina binacional também será responsável pelo crédito de R$ 3,3 bilhões por ano que repassa ao Tesouro, pelos empréstimo feitos pelo governo brasileiro para a construção da usina."

Extraído de http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/9/13/medida-permite-eliminar-risco-cambial-de-itaipu/?searchterm=

Nenhum comentário:

Postar um comentário