terça-feira, 13 de março de 2012

Em greve, professores do DF pedem reabertura de negociações com o governo (Fonte: Rede Brasil Atual)

"São Paulo – Em greve desde a manhã de hoje (12), os professores do Distrito Federal pedem reabertura das negociações com as secretarias distritais de Administração e de Educação. Uma primeira solicitação, sem respostas, foi feita após assembleia da categoria que decidiu pela paralisação na última quinta-feira (8). Eles reivindicam reajuste de 13,83% em três parcelas, proposto pelo próprio governo, além de reestruturação do plano de carreira e equiparação salarial com carreiras de nível superior do governo distrital.
De acordo com o Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF), cerca de 80% dos professores aderiram à paralisação. Segunda a entidade, a categoria ficou durante 113 dias em "estado de greve" aguardando pela aprovação de um reajuste negociado em abril de 2011 e apresentado pelo governo em outubro. Governo e sindicato voltaram a se reunir na semana passada e, segundo a entidade, o argumento dado para a não concessão do reajuste foi o risco de atingir um limite prudencial de gastos com pessoal neste ano, previsto em Lei de Responsabilidade Fiscal.
Em nota, o Sinpro-DF garante que os professores "estiveram mais do que abertos ao diálogo e à busca de alternativas para evitar os prejuízos" de uma paralisação. Assembleias regionais acontecem ao longo do dia para avaliar o movimento. A próxima assembleia geral está marcada para 20 de março. 
A mobilização dos professores acontece na mesma semana em que está marcada uma greve nacional pelo cumprimento da lei do piso nacional, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), entre os dias 14 e 16.
Em comunicado, a Secretaria de Educação do Distrito Federal afirmou reconhecer a legitimidade do movimento da categoria e que os compromissos com os professores foram cumpridos com a apresentação da proposta de reajuste em outubro do ano passado. Segundo o órgão, são cerca de 500 mil alunos da rede pública de ensino no DF."

Nenhum comentário:

Postar um comentário