terça-feira, 13 de março de 2012

Em frente à Eletrobrás, Atingidos por Barragens pressionam por audiência com governo federal (Fonte: CUT Brasil)

"Após protestarem na sede da Eletronorte, em Brasília, cerca de 600 trabalhadores integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) estão neste momento no prédio da Eletrobrás, onde exigem audiência com o governo federal e com representantes das estatais do setor elétrico para apresentação e debate de sua pauta de reivindicações.
A ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que acontece em todo o Brasil.

O objetivo da atividade é denunciar a dívida do Estado brasileiro com os atingidos por barragens e cobrar uma resposta. Nos últimos 30 anos, o Movimento calcula que mais de um milhão de pessoas tiveram suas vidas transformadas devido à construção de barragens e 70% delas não receberam quaisquer tipos de compensação.

O MAB pauta a necessidade da criação de um órgão voltado especificamente para efetivar os direitos dos atingidos por barragens, com aporte de recursos que permita ao Estado o pagamento da dívida histórica com a população atingida.

“O Estado brasileiro planeja as hidrelétricas, concede as licenças ambientais, libera financiamentos públicos para construir as obras. Porém, até hoje o Estado não tem uma política de tratamento às populações atingidas”, afirma Joceli Andrioli, da Coordenação Nacional do MAB.

Outra pauta do Movimento diz respeito à renovação das concessões do setor elétrico que estão para vencer até 2015. Em uma luta conjunta com os eletricitários, o MAB se coloca a favor da renovação, pois boa parte desses recursos – que incluem geração, transmissão e distribuição, em um negócio que chega a representar R$ 30 bilhões por ano – estão nas mãos de empresas estatais e correm o risco de serem privatizados se forem feitos os leilões. Para a Coordenação Nacional do MAB, a participação dos sindicatos de eletricitários e engenheiros na defesa dos direitos dos trabalhadores e na luta contra a privatização da energia no Brasil tem sido mito importante.

A sede da Eletronorte fica no Edifício Varig, no Setor Hoteleiro Norte, em Brasília (DF)."

Nenhum comentário:

Postar um comentário