segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Lojas Guido são processadas por fraude no pagamento de salários (Fonte: MPT)

“Funcionários recebiam parte da remuneração “por fora” e também arcavam com as ferramentas de trabalho;Empresa pode ser condenada em R$ 1 mi.
Maceió – O Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT-AL) processou a Lojas Guido, empresa de venda de móveis, eletrônicos e eletrodomésticos, em R$ 1 milhão. A rede é acusada de pagar “por fora” parte dos salários dos empregados contratados como montador. A ação foi ajuizada após a empresa se recusar a assinar termo de ajuste de conduta (TAC). A primeira audiência judicial do caso está marcada para o dia 13 de novembro, na 8ª Vara do Trabalho de Maceió.
Inquérito civil do MPT constatou, após o depoimento de funcionários, que os montadores de móveis da Guido recebem parte dos salários mensais sem o trânsito oficial pela contabilidade da empresa. O procedimento é conhecido popularmente como pagamento “por fora”. Para o procurador do Trabalho Rafael Gazzaneo, autor da ação, o objetivo é baratear a mão de obra à custa da exploração do trabalhador. “Esses empregados têm seus direitos rescisórios prejudicados, à medida que deixam de receber, na sua totalidade, férias anuais, 13º salário, repouso semanal, seguro desemprego e outros direitos. Essa é uma forma clara de subtração dos direitos fundamentais garantidos na Constituição Federal”, explicou...”


Íntegra MPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário