quarta-feira, 15 de maio de 2013

Marco Maia reúne-se com direção da Confederação dos Metalúrgicos dos EUA e Canadá (Fonte: Blog Marco Maia)

"O deputado federal Marco Maia, que se encontra em missão oficial nos EUA, debateu com dirigentes da United Steelworkers (USW), o equivalente à Confederação dos Metalúrgicos dos EUA e Canadá, as consequências da crise econômica mundial para os trabalhadores do setor.
O encontro aconteceu na sede da USW em Pittsburgh, EUA, na terça, 14. A entidade é responsável, também, pela representação de trabalhadores de outros setores da indústria americana como petroleiros, borracheiros, papeleiros, vidreiros, mineiros, inclusive de trabalhadores da saúde, somando um total de cerca de 850 mil filiados. 
Para Thomas Conway, vice-presidente da USW, a crise global trouxe profundas mudanças na estrutura econômica de todos os países e atingiu profundamente os EUA e o Canadá. Por consequência, a situação dos trabalhadores americanos e canadenses também foi afetada, exigindo um aprimoramento na atuação das entidades de classe. Segundo Conway, "a nova estrutura econômica trouxe dificuldades para os trabalhadores americanos, principalmente em relação à educação e saúde para suas famílias", explica. O dirigente lembrou, ainda, que a entrada das empresas brasileiras nos EUA trouxeram novos desafios para os sindicatos, pois possuem formas diferentes de organizar os processos de trabalho. 
Marco Maia destacou o fato de que as economias emergentes foram menos afetadas do que a dos países do Atlântico Norte, mas lembrou que, embora a economia brasileira tenha apresentado um importante crescimento dos últimos anos, os trabalhadores também enfrentam dificuldades, citando a questão da formação profissional. "Sei que a experiência da USW na formação e qualificação dos trabalhadores é grande e pode ajudar muito os sindicatos brasileiros nessa tarefa", lembrou o deputado. Marco Maia sugeriu que a entidade visite a Câmara dos Deputados em junho, quando dirigentes da USW virão ao Brasil para relatar aos parlamentares brasileiros a experiência que os trabalhadores americanos estão vivenciado com a crise global.
Nesta manhã, o parlamentar participa, também em Pittsburgh, do painel organizado pela Voto Innovation Initiative "China e Brasil: o desafio da inovação" que discute a importância das políticas públicas para a cultura da inovação a partir das ideias da professora Ann Lee, autora do best seller "O que os EUA podem aprender com a China" que estará presente.
À tarde, Marco Maia faz palestra sobre a inserção do Brasil nos negócios internacionais para um público formado por empresários americanos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário