quarta-feira, 15 de maio de 2013

Câmara ouvirá Aneel e Celpa sobre quedas de energia na região Norte (Fonte: Jornal da Energia)

"A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia ouvirá nesta terça-feira (14/05) representantes de órgãos reguladores e provedores de energia sobre as constantes quedas de energia elétrica que vêm sendo verificadas na Região Norte. Foram convidados o superintendente da Aneel, José Moisés Machado da Silva; o presidente da Celpa, Raimundo Nonato Alencar Castro; e o representante da Associação de Moradores e Comerciantes de Xinguara (PA), Vicente Luiz Ribeiro.
Segundo o deputado Zequinha Marinho (PSC-PA), nas cidades do sul do Pará, por exemplo, a instabilidade no fornecimento está causando transtorno aos moradores. “As quedas se repetem constantemente, em algumas situações a falta de energia chega a durar horas provocando estragos ao comércio, indústrias e residências. Os picos de energia acontecem de 20 em 20 minutos”, afirmou.
Segundo ele, os moradores declararam que o problema é constante e que nenhuma ação desenvolvida teve o resultado esperado. A situação se agrava em períodos chuvosos ou quando há sobrecarga na rede, ou seja, quando muitos equipamentos conectados à rede são utilizados ao mesmo tempo, caso típico da época de calor.
O deputado informou ainda que, nas residências, os piques de luz provocam a queima de eletrodomésticos e de eletroeletrônicos. Quando a queda de energia não é total, o sistema de alimentação mantém a rede em uma fase, ou seja, equipamentos bifásicos e trifásicos que estejam conectados a esta rede podem ter problemas com o funcionamento ou até mesmo queimar. “Além das perdas financeiras, a segurança da comunidade também fica a mercê do problema”, concluiu Marinho."

Nenhum comentário:

Postar um comentário