quarta-feira, 15 de maio de 2013

Fórum Social Mundial discute fortalecimento dos movimentos sindicais (Fonte: SINAERJ)

"Dentre os principais temas debatidos durante o Fórum Social Mundial (FSM) 2013, na Tunísia, a secretária-geral da CSI (Confederação Sindical Internacional), Sharan Burrow, chamou atenção para o fortalecimento dos movimentos sindicais para enfrentar a ofensiva das multinacionais, do sistema financeiro e dos governos opressores.
Segundo Sharan, o aprofundamento da crise desafia as entidades à articularem ações globais em oposição ao capitalismo. "Neste momento, é fundamental a mobilização dos setores populares para fazer a disputa de hegemonia. Outro mundo é possível e a gente acredita que a luta dos trabalhadores pode resultar em grandes transformações sociais”, disse.
Quem também esteve presente no FSM foi a secretária nacional de Comunicação da CUT, Rosane Bertotti, que dividiu uma mesa com lideranças de entidades sindicais do Quebec, Tunísia, Congo, França, Bélgica e País Basco, para debater sobre transformação social e renovação política. De acordo com os dirigentes, é estratégico para o êxito da luta a unidade entre o movimento sindical e as entidades populares, onde se deixa de lado as diferenças para pensar no conjunto da classe trabalhadora.
Em um momento onde a ofensiva patronal é cada vez maior, os dirigentes sindicais reforçaram a importância de pensar e articular uma ação solidária entre os diversos movimentos sociais na construção de um novo modelo de desenvolvimento sustentável, onde haja um sistema de proteção do emprego, trabalho decente e assistência social."

Fonte: SINAERJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário