quarta-feira, 15 de maio de 2013

Corte de cana lidera resgates no PR (Fonte: Gazeta do Povo)

"Mais de 80% dos 256 trabalhadores resgatados em condições análogas à escravidão no Paraná ao longo de 2012 atuavam no corte de cana-de-açúcar, aponta balanço divulgado anteontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O setor sucroalcooleiro paranaense aparece, inclusive, no ranking das operações e municípios onde foram registrados mais resgates no Brasil durante este período. Ao todo, foram 217 ocorrências verificadas – 92 em Engenheiro Beltrão e 125 em Perobal. O restante das situações no estado envolve erva-mate, reflorestamento, construção civil, pecuária e agricultura.
Os números do Paraná são os maiores da Região Sul. No Rio Grande do Sul, segundo o MTE, foram contabilizados 59 resgates, enquanto em Santa Catarina, 56. O Pará é o estado com mais resgates de trabalhadores no país, 563 somente no ano passado.
Causas
O procurador do Mi­nistério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), Gláucio Araújo de Oliveira, avalia que a situação paranaense é reflexo do aumento da fiscalização do setor no estado e de subnotificações em outras regiões. Ele argumenta que a situação no setor sucroalcooleiro já foi mais crítica e que condições da chamada escravidão contemporânea vêm sendo constatadas também em canteiros de obras, com trabalhadores da construção civil. “O que temos mais no Paraná são casos de degradação do ambiente de trabalho, com alojamentos em péssimas condições e ausência de EPIs [equipamentos de produção individual]”, comenta Oliveira..."

Íntegra: Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário