quarta-feira, 10 de abril de 2013

Comissão da Câmara convida general a explicar vigilância a sindicalistas (Fonte: Estadão)

"Brasília - A comissão de Trabalho aprovou nesta quarta-feira, 10, um requerimento convidando o general José Elito, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), para prestar esclarecimentos sobre a vigilância de sindicalistas pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Outro colegiado, de Fiscalização e Controle, decidiu montar um grupo para participar de uma audiência com o general em seu gabinete. Nas duas comissões, parlamentares tentaram convocar Elito, mas o governo atuou para que medidas mais tênues fossem adotadas.
Reportagem do Estado mostrou que a Abin, por ordem do general, monitora o movimento sindical portuário em 15 Estados. Os trabalhadores têm questionado pontos da MP dos Portos. O GSI afirma que a operação é de "rotina", mas sindicalistas ameaçam fazer uma greve geral contra a ação da agência.
O requerimento de convocação na comissão de Trabalho foi apresentado pelo deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força Sindical. Após longo debate entre os parlamentares, ele concordou em transformar em convite, mas cobrou que uma data seja marcada até a próxima semana. Caso contrário, insistirá em uma convocação. Além de Elito, foi convidado o diretor-geral da Abin, Wilson Trezza..."

Íntegra: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário