quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

'Se demorar a chover, custo vai ficar mais pesado' (Fonte: O Globo)

"Especialista da USP defende flutuação de preços para consumidor.
SÃO PAULO Apesar dos níveis preocupantes dos reservatórios das hidrelétricas em todas as regiões do país, para especialistas, as usinas térmicas que compõem o sistema energético brasileiros estão aptas a evitar um novo racionamento, como o que aconteceu em 2001. Porém, isto tem um preço.
- As térmicas podem continuar sendo usadas, mas nós pagaremos por isso. Se chover logo, esse custo vai ser menos grave. Se demorar a chover, esse custo vai ficar mais pesado - diz José Pinguelli Rosa, diretor da Coppe-UFRJ e ex-presidente da Eletrobrás.
Segundo Pinguelli, se o governo tivesse acionado as térmicas antes, o quadro hoje seria melhor:
- A situação dos reservatórios é critica, especialmente no Sudeste, onde estão a 28%, que é muito baixo. Mas a situação não é desesperadora porque dispomos das térmicas. E ainda há a perspectiva de que haja chuva até abril, mesmo que não seja tanta como precisamos - diz - Se o governo tivesse ativado mais cedo as térmicas o problema do baixo nível dos reservatórios hoje seria menor..."



Íntegra disponível em: http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/1/10/se-demorar-a-chover-custo-vai-ficar-mais-pesado

Nenhum comentário:

Postar um comentário