quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Cresce embate entre teles e grupos de TI (Fonte: Valor Econômico)

"Solange Carvalho, da IBM: "Podemos concorrer com alguns clientes, mas TI e telecom vão andar juntas cada vez mais".
A competição entre operadoras de telecomunicações e fornecedores de equipamentos e serviços de tecnologia da informação (TI), iniciada discretamente há alguns anos, já merece atenção e cuidados por parte dos dois lados da contenda. Anteriormente vistas apenas como parceiras, essas empresas passaram a expandir suas áreas de serviços, mesclando cooperação com competição - o que alguns apelidaram de "coopetição" - e eliminaram as fronteiras entre TI e telecomunicação para o mercado empresarial.
Só em serviços gerenciados para clientes, que podem ficar baseados em centros de dados ou em servidores na nuvem, as teles faturaram no ano passado US$ 2,415 bilhões, 8% acima do registrado em 2011, segundo o analista do mercado de telecomunicação da consultoria IDC, João Paulo Bruder. Tipicamente, é uma fatia que as operadoras abocanharam das companhias de TI, afirma Bruder. O conceito de nuvem é aplicado quando softwares e servidores não precisam estar instalados no computador do cliente e são acessados por ele por meio da internet.
Ninguém parece se lembrar de quem deu o primeiro passo. O fato é que o conjunto do mercado tem crescido, com mais receita de dados e menos de voz. Empresas de TI que antes forneciam apenas equipamentos passaram a fazer gerenciamento e manutenção de redes, oferecer redes privativas virtuais (VPNs) e links de dados, entre outros serviços. Com o mercado residencial brasileiro de voz já bem-atendido e o de dados com crescimento lento, as operadoras concentraram o foco na área empresarial e, mais do que cobiçar a fatia de TI, fizeram com que ela se tornasse parte integrante de seu bolo.
A grande aposta que uma das teles faz é como o mercado de telecomunicação entrará de vez no de TI. Alguns exemplos são os sistemas que serão usados nos estádios de futebol, os serviços fornecidos via centros de dados ou em nuvem..."



Íntegra disponível em: http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/1/10/cresce-embate-entre-teles-e-grupos-de-ti

Nenhum comentário:

Postar um comentário