quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Bancos: negócios como sempre (Fonte: Carta Maior)

"O sistema bancário global está de volta aos negócios como sempre. Depois de anos de deliberação e lobby dos bancos internacionais, o Comitê de Supervisão Bancária de Basileia (BCBS, no original inglês), encabeçado pelo diretor do Bank of England, Mervyn King, anunciou as regras para garantir que a quebra bancária como vivenciamos entre 2007 e 2009 não se repita.
E o que sugeriu o Comitê da Basileia (representando 27 centros financeiros ao redor do mundo) como solução? Um então chamado índice de cobertura de liquidez (LCR, liquidity coverage ratio, no inglês) que, se supõe, proverá um limite de alavancagem (benchmark) para assegurar que os bancos tenham dinheiro e ativos líquidos suficientes para coibir qualquer colapso no valor dos ativos ou empréstimos que os mesmos bancos tenham em seus cadastros.
O índice é um suplemento para aumentar os índices de capital mínimo que os bancos devem ter (mais investimentos em capital em relação aos empréstimos e investimentos de risco). Mas a proposta final do Comitê simplesmente dá aos bancos tudo que querem. Aparentemente bancos podem continuar comprando ativos podres como se fossem títulos hipotecários e ações e chamá-los de investimentos seguros; além do montante de ativos líquidos, como o dinheiro que os bancos devem manter em seus caixas, ter sido drasticamente reduzido em relação com as propostas originais. E o LCR não precisa ser aceito totalmente até 2019! Quem sabe o estado em que a economia mundial e sistema bancário vão estar por lá..."



Íntegra disponível em: http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=21484&alterarHomeAtual=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário