quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Consumo de energia sobe mais que PIB em 2012 (Fonte: Valor Econômico)

"As medidas de estímulo à demanda adotadas pelo governo no último biênio e a retomada do poder aquisitivo da população mudaram o perfil do consumo de energia no país e provocaram um descolamento em relação ao Produto Interno Bruto (PIB).
Em 2012, os segmentos de comércio e serviços e as residências puxaram a demanda por energia, que cresceu muito acima do ritmo do PIB. Enquanto a estimativa para o PIB é de crescimento de no máximo 1% no ano passado, o país consumiu 3,6% mais energia até novembro, em relação aos mesmos meses de 2011. Antes de 2010, dizem analistas, a relação entre PIB e energia era menos díspar.
O descolamento, contudo, também atinge a indústria, que passou a usar muito mais energia para uma mesma quantidade produzida. No ano passado, o setor (que responde por 41% do consumo de energia do país) demandou apenas 0,3% a mais de energia até novembro do que em igual período do ano anterior. Na mesma comparação, segundo o IBGE, a produção industrial brasileira registrou recuo de 2,6%.
Enquanto a indústria piorou seu padrão de consumo de energia, os outros setores aumentaram a demanda. O comércio (que engloba parte do setor de serviços na estatística da EPE) aumentou o consumo em 7,8%. A última vez em que registrou-se um aumento maior foi em 2000, quando a demanda do setor pelo insumo cresceu 9,3%. Com o incremento, o setor comercial consumiu 62 mil gigawatts-hora (GWh), aumentando a participação na demanda energética total para 17,5%. Essa fatia era de 15%, 12 anos antes..."



Íntegra disponível em: http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/1/10/consumo-de-energia-sobe-mais-que-pib-em-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário