quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Saneamento em disputa (Fonte: O Globo)

"O saneamento da Baixada de Jacarepaguá, a chamada AP-4 (Barra, Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá e arredores), que se arrasta há quase 30 anos, ganhou um novo capítulo. Decreto do prefeito Eduardo Paes, publicado no primeiro dia de sua segunda administração, criou um grupo de trabalho para promover estudos e apresentar sugestões visando a aumentar a cobertura de saneamento da região, que vai receber grande parte dos equipamentos olímpicos. Na prática, o trabalho poderá resultar numa proposta de concessão da rede de esgoto da região à iniciativa privada, a exemplo do que acontece na AP-5 (Zona Oeste). Apesar de o programa de saneamento da região, da Cedae, ter implantado na região elevatórias, troncos coletores e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), a estimativa do secretário municipal da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, é de que cerca de 50% dos imóveis ainda não contam com rede coletora interligada ao emissário submarino.
- O futuro concessionário poderia implantar a rede e ser reembolsado com parte do valor da tarifa de água e esgoto. A outra parcela ficaria com a Cedae pelo fornecimento de água. Um modelo semelhante ao da Zona Oeste - diz Pedro Paulo, que preside o grupo, integrado ainda por representantes da Secretaria municipal de Obras, da Procuradoria Geral do Município e da Fundação Rio Águas.
O relatório final do estudo será apresentado em 90 dias. O trabalho incluirá um levantamento dos logradouros que estão interligados ou não ao sistema. Segundo Pedro Paulo, a Cedae será procurada, com o objetivo de negociar um acordo com a prefeitura.
Em nota, a Cedae antecipou que "qualquer transferência dessa atividade na região da AP-4 para a iniciativa privada está descartada, diante dos investimentos já realizados e em curso", mas garantiu que dará os esclarecimentos que forem pedidos. Lembrou que tem um contrato voltado para a Zona Oeste, assinado com a prefeitura em 2007. A Cedae assegurou também que mais de 60% da Baixada de Jacarepaguá já contam com rede de esgoto..."



Íntegra disponível em: http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/1/10/saneamento-em-disputa

Nenhum comentário:

Postar um comentário