sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

ONG sobre mídia no Brasil: "O país dos 30 Berlusconi" (Fonte: Brasil 247)

"Repórteres sem Fronteiras publicam relatório intitulado "Brasil, o país dos 30 Berlusconi", em referência ao ex-primeiro-ministro italiano, dono de um império de comunicação na Itália. Segundo o documento, a "topografia midiática" brasileira pouco mudou desde o fim da ditadura. "O Brasil apresenta um nível de concentração de mídia que contrasta totalmente com o potencial de seu território e a extrema diversidade de sua sociedade civil", diz a ONG francesa.
247 - Um relatório da ONG Repórteres sem Fronteiras divulgado nesta quinta-feira defeniu o Brasil como "o país dos 30 Berlusconis", numa crítica à concentração dos veículos de comunicação do país em poucas mãos. "O Brasil apresenta um nível de concentração de mídia que contrasta totalmente com o potencial de seu território e a extrema diversidade de sua sociedade civil", analisa a ONG de defesa da liberdade de imprensa. "O colosso parece ter permanecido impávido no que diz respeito ao pluralismo, um quarto de século depois da volta da democracia", destaca a RSF (o relatório pode ser lido na íntegra aqui).
O relatório foi composto após visitas de membros da ONG a Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo o RSF, "a topografia midiática do país que vai receber a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016 pouco mudou nas três décadas que sucederam a ditadura militar de 1964-1985". O documento destaca que as 10 maiores companhias de mídia do país estão baseadas em São Paulo ou Rio de Janeiro, o que "enfraquece a mídia regional..."


Íntegra disponível em: http://www.brasil247.com/+52ktw

Nenhum comentário:

Postar um comentário