sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Distribuidoras ficam descobertas e pedem socorro ao governo (Fonte: Valor Econômico)

"Sem dinheiro em caixa para arcar com os custos milionários da geração térmica no curto prazo, as distribuidoras de energia elétrica pediram socorro ao governo federal. Segundo Marco Delgado, diretor da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), uma das propostas encaminhadas às autoridades em Brasília é a concessão de um empréstimo emergencial para financiamento de capital de giro das empresas. A ideia é que esse financiamento seja subsidiado e setorial, para todas as companhias.
Além das despesas com a geração térmica, que custou ao país R$ 900 milhões em dezembro, as distribuidoras também ficaram mais expostas aos preços da energia no mercado disponível (spot) a partir de dezembro, quando venceram contratos de energia nova, levada a leilão em 2005. Segundo Delgado, as companhias possuem hoje um déficit de 2 mil MW, que terá de ser comprada no mercado spot, por preços exorbitantes. Em janeiro, os preços se situaram em torno de R$ 400 por MWh..."


Íntegra disponível em: http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/1/25/distribuidoras-ficam-descobertas-e-pedem-socorro-ao-governo

Nenhum comentário:

Postar um comentário