sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Geração de emprego e remuneração maior é desafio à ação sindical no setor bancário (Fonte: FENAE)

"Estudo diz que em 2013 sindicatos devem atuar pela melhoria da distribuição de renda e por um modelo de desenvolvimento desconcentrador, visando organizar a classe trabalhadora e melhorar suas condições de vida, trabalho e remuneração
Lutar pela geração de emprego e pela elevação da remuneração no setor bancário, diante das mudanças que ocorrem em grande velocidade no mundo do trabalho, é um dos desafios à ação sindical em 2013. A análise desse cenário é um dos temas da página Espaço Dieese, hospedada no portal
www.fenae.org.br, nos documentos elaborados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), e que serviram de base para a apresentação do presidente da Contraf/CUT, Carlos Cordeiro, em Montevidéu (URU), no mês de dezembro de 2012.
Ao analisar a perspectiva no setor bancário, o Dieese afirma que fica evidenciada a necessária ação sindical pela melhoria da distribuição de renda e por um modelo de desenvolvimento desconcentrador, visando organizar a classe trabalhadora e melhorar suas condições de vida, trabalho e remuneração.
 PLR nos bancos
Em relação à PLR, o Dieese analisa a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e os acordos coletivos (ACT), com ênfase na situação do pessoal da Caixa, do Banco do Brasil e do Itaú. A Caixa foi o único banco que teve um forte crescimento no lucro líquido do primeiro semestre de 2012, chegando a 25%. Os demais bancos tiveram uma virtual estagnação, criando a apreensão entre os dirigentes e trabalhadores, que temem pelo “congelamento” ou mesmo redução dos valores da PLR pagos no atual período, em relação ao ano anterior."


Extraído de: http://www.fenae.org.br/portal/data/pages/8A19A3E23C5E2EA1013C72DFC5BE2988.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário