terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Deputado quer proibir empresas de expor metas de funcionários (Fonte: BancáriosRio)

"O projeto de lei que proíbe as empresas de expor publicamente metas a serem alcançadas por empregados começou a tramitar na Câmara dos Deputados. A autoria é do deputado federal Artur Bruno (PT/CE).
A matéria proíbe a fixação de objetivos de difícil alcance que coloquem em risco a saúde dos trabalhadores. Em conversa com o jornal O Estado, o parlamentar disse que a iniciativa surgiu a partir de denúncias recebidas, sobretudo de bancários.
"Eles reclamavam que os gerentes mandavam torpedos, via celular ou internet, cobrando produtividade. Muitos ficam estressados, outros se deprimem e se sentem coagidos a alcançar as metas. O trabalho tem local e horário, não pode invadir a intimidade", explicou.
Segundo o autor do projeto, a exposição dessas metas tem deixado de ser uma ferramenta motivacional para ser uma modalidade de assédio moral. "Não podemos admitir esse tipo de pressão que está sendo imposta sobre os trabalhadores", reclama, acrescentando que pretende proibir ainda a exposição do ranking individual de desempenho do trabalhador.
"Precisamos ficar atentos a isso principalmente nesta época de fim de ano, quando a economia está aquecida e as empresas pressionam ainda mais os trabalhadores", avaliou Artur Bruno.
O parlamentar acredita que o projeto será votado no início de 2014. "Sabemos que muitos apoiarão, mas haverá reação. Infelizmente ainda há pessoas que consideram normal esse tipo de cobrança para o trabalhador", concluiu."

Nenhum comentário:

Postar um comentário